65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA PRÁTICA DOCENTE
Marilene de Jesus ConceiçãoConceição - discentes do curso de Licenciatura em Química, IFBaiano Campus Catu-Ba
Anderson Brito - discentes do curso de Licenciatura em Química, IFBaiano Campus Catu-Ba
Geane da Silva Carvalho Estivalet - Profª/Supervisora-Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães
Alexandra de Souza Carvalho - Profª /Drª/Orientadora do Instituto Federal Baiano Campus Catu-Ba
INTRODUÇÃO:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) visa à consistência do aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a educação básica, se dando por meio da inserção de licenciandos na sala de aula nas escolas públicas do país. O programa foi institucionalizado no Instituto Federal Baiano, Campus Catu, há 2 (dois) anos e está implantado em 4 (quatro) escolas da rede estadual do Município de Catu-Ba, uma delas é o Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães situada na zona rural do município.
Diante do exposto e levando em consideração a proposta do PIBID, os licenciandos executam nas escolas atividades que proporcionam investigação por parte dos estudantes da rede básica de ensino e uma prática docente efetiva, para tratar os modos adequados em relação aos problemas inerentes ao processo de ensino- aprendizagem, contudo, esta participação de trabalho na comunidade escolar é importante, uma vez que, o processo dialético, conjuga-se em aspectos de aprendizagem, bem como, desenvolvem uma diversificação dos significados, havendo assim a consolidação de uma metodologia de ensino diferenciada, onde a ludicidade e a contextualização deve ser utilizada como uma ferramenta, e ao mesmo tempo, torna o aprendizado significativo para a formação docente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Compreender a prática docente como processo de proposições e reflexões acerca das questões do ensino-aprendizagem na Educação Básica. Realizar uma busca de inovações para o ensino de química. Demonstrar a importância dessa área de conhecimento no cotidiano.
MÉTODOS:
Inicialmente os licenciandos foram selecionados para a realização das atividades didáticas-pedagógicas dentro do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, visando assim um acompanhamento mais preciso pelo supervisor. No entanto, foram realizados alguns questionamentos acerca de como executar uma atividade metodologia de ensino. Com o objetivo de formar licenciandos conscientes da sua prática, o PIBID Licenciatura em Química vem demonstrar o que de fato esta área das ciências se destina, utilizando-se alternativas metodológicas, como as atividades lúdicas. Foram realizados estudos bibliográficos concomitante com a experiência vivenciada pelos licenciandos, para oferecer subsídios acerca das questões relacionadas ao ensino-aprendizagem na Educação Básica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O PIBID tem sido uma iniciativa do governo federal para promover uma mudança na formação de professores no Brasil, pois envolve ações em prol da valorização e do reconhecimento das licenciaturas para o estabelecimento de um novo status para os cursos de formação, além da política de incentivo à profissão. O programa proporciona que atividades sejam desenvolvidas no início da graduação e tem como objetivo promover a construção do conhecimento por meio da ludicidade, por exemplo, e dentro de uma comunidade escolar, espaço onde os licenciandos identificam os valores dos estudantes e a importância que estes têm como cidadãos. Porém, esta experiência tem mostrado que apenas 2% dos jovens querem ser professores (Fundação Carlos Chagas, 2008), pois, a má impressão da carreira docente, faz com que muitos jovens, escolham áreas afins, e ainda àqueles que optam por não atuar na área de formação devido à desvalorização social da profissão, o desinteresse e o desrespeito dos alunos
CONCLUSÕES:
O PIBID tem mostrado que é possível abrir os leques da área de formação e enfrentar situações que não são tratadas na sala de aula, muitas vivências e experiências que são obtidas durante o programa, contribuem muito para a formação inicial. O exercício da docência busca uma forma de reflexão, para que o professor possa sempre aprimorá-la, tendo como objetivo principal o aluno e seus interesses, levando- se em consideração a realidade em que atua de modo a adequar suas práticas e seus saberes conforme o contexto em que está inserido.
É importante que o professor dê condições para que o aluno possa construir seu conhecimento a partir do processo de ensino aprendizagem, conhecimentos que façam sentido a sua vida prática dos alunos, pois esperamos que estes viéssemos a intervir como cidadãos na sociedade, sendo críticos e formadores de opiniões.
Palavras-chave: Carreira Docente, Ensino de Química, PIBID.