65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal
A INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE FRUTOSE NO MEIO NA LONGEVIDADE, FECUNDIDADE E DETERIORAÇÃO NEUROMOTORA EM Drosophila melanogaster
Jackeline Maria da Silva - Dpto. Genética - UFPE
Nicole de Melo Leoni - Dpto. Genética - UFPE
Gleybisson Oliveira Alves - Dpto. Genética - UFPE
Adiles Paulo de Lima - Dpto. Genética - UFPE
Tania Tassinari Rieger - Dpto. Genética - UFPE
José Ferreira dos Santos - Dpto. Genética - UFPE
INTRODUÇÃO:
A sacarose é formada de frutose e glicose em quantidades iguais, que apesar de serem monossacarídeos com mesma quantidade de carbono, hidrogênio e oxigênio, diferem na formação estrutural da molécula e são metabolizadas pelo organismo de maneiras diferentes. A glicose é usada diretamente como fonte de energia em praticamente todos os tecidos, no entanto, a frutose é preferencialmente metabolizada em lipídio no fígado. O metabolismo hepático da frutose tem importantes efeitos no metabolismo da glicose e de lipídeos, uma vez que a frutose falha em estimular dois hormônios de extrema importância para a regulação homeostática de energia: a insulina e a leptina. O aumento do consumo desses sacarídeos está correlacionado epidemiologicamente com o crescimento de casos de síndrome metabólica em todo o mundo. Em humanos, o consumo de grande quantidade de frutose está relacionado com diabetes tipo II, obesidade, hipertensão e distúrbios hepáticos. Drosophila melanogaster é um modelo bastante versátil para uso em pesquisas relevantes para a saúde humana, tão variada quanto o estabelecimento da base genética para o estudo de doenças metabólicas, neurodegenerativas, cardiopatias e miopatias da musculatura esquelética.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da alimentação rica em frutose, relacionando a influência deste carboidrato na longevidade, fecundação e na resposta neuromotora de Drosophila melanogaster.
MÉTODOS:
Todos os experimentos foram realizados utilizando a linhagem selvagem Origem –R de Drosophila melanogaster. Foram elaborados três tipos de meios, considerados isocalóricos e compostos com os mesmos ingredientes, na mesma quantidade, com exceção da qualidade do açúcar. No primeiro meio (controle), o açúcar utilizado foi a sacarose, o segundo constituído apenas por glicose e o terceiro exclusivamente por frutose. As moscas coletadas tinham um tempo de vida de um dia, após a sua eclosão. Os machos foram separados das fêmeas após permanecerem em contato por 24 horas, período essencial para permitir a cópula. Após a única cópula, foi feito a separação de machos e fêmeas através da anestesia com éter por 1 minuto, sendo posteriormente colocados na densidade de 35 indivíduos por pote de vidro, contendo o meio de experimentação. As mortes foram contabilizadas a cada 4 dias e o índice de fecundidade foi analisado semanalmente com o auxílio da lupa, através da contagem de ovos colocados no intervalo de 16-18 horas. A deterioração neuromotora foi avaliada semanalmente através da observação periódica do desempenho de machos no teste de repetição rápida de geotaxia negativa (RING), onde permitia a observação de machos que alcançavam a altura de 8 cm em 7 segundos. Os dados obtidos foram analisados e concomitantemente foi realizada a discussão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A utilização de frutose ou glicose, isoladamente, resultou em diferenças nas taxas de fecundidade das fêmeas. A quantidade de ovos depositados por fêmeas nos meios de glicose e frutose foi inferior ao número encontrado no meio controle, apresentando no meio com frutose, em média, três ovos por fêmea, no meio com glicose também foram observados três ovos por fêmea, enquanto no meio composto por sacarose foram visualizados sete ovos por fêmea. A mudança na alimentação pode interferir na fecundidade, visto que devido à alteração nutricional foi observada a diminuição no número de ovos. Já na longevidade das fêmeas, as mudanças de açúcares não resultaram diferença. Além da análise da longevidade, em machos, foi também verificado o desempenho no teste de Repetição Rápida de Geotaxia Negativa (RING). 51,5% dos indivíduos padrão, submetidos à dieta contendo sacarose, apresentaram um desempenho positivo no teste RING, enquanto que os tratados com frutose e glicose apresentaram, respectivamente, 30,5 e 17,1%. A redução na atividade neuromotora pode está associada ao envelhecimento, e também à nutrição, pois a sacarose é mais utilizada como fonte de energia, comparados a outros sacarídeos mais simples.
CONCLUSÕES:
Em Drosophila melanogaster a sacarose é o açúcar mais usado como fonte nutricional e a mudança no tipo de açúcar, neste experimento, alterou o seu desenvolvimento. Os resultados obtidos sugerem que a adição de frutose no meio, pode promover uma diminuição do número de ovoposição, e alterar a resposta neuromotora e a longevidade em machos.
Palavras-chave: Desenvolvimento, Nutrição, Sacarídeos.