65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
FORMAÇÃO DO LEITOR NOS ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE EM CONSONÂNCIA COM A LITERATURA INFANTIL
Simone Maria Marinho de Andrade - Departamento de Educação - UFPB
Daniela Maria Segabinazi - Profa. Dra. /Orientadora - Departamento de Letras - UFPB
INTRODUÇÃO:
Com base nos estudos de Lajolo (2008); Meireles (1984); Goulart (2007); Gouveia (2007), Frantz (1998); Cosson (2007); Arroyo (1999) entre outros, este trabalho foi motivado a partir de reflexões sobre a forma como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental conceituam a ação pedagógica docente com a Literatura Infantil e como concebem estas ações advindas de suas perspectivas. Após pesquisa e análise dos dados obtidos, podemos verificar como a proposta para a formação do leitor e o letramento literário se faz dentro das salas de aula da Educação Básica, especificamente nos anos iniciais, e ainda, qual relevância é atribuída e com que grau de consciência isso acontece entre os professores e os alunos. Nesta perspectiva, compreendemos que o trabalho com a literatura deve ser realizado desde os primeiras experiências do aluno no âmbito escolar, propiciando e motivando a formação do leitor e o letramento literário.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Nosso objetivo é realizar uma discussão a cerca das concepções apresentadas, por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, do que venha a ser literatura infantil e a importância que atribuem ao uso da literatura infantil em sala de aula para a formação do leitor. E ainda, identificar quais metodologias são adotadas para a viabilização desse trabalho.
MÉTODOS:
A presente pesquisa dispôs de uma abordagem de cunho qualitativo descritivo, por propiciar uma melhor visualização dos dados coletados. Foi realizada com 4 professores da educação básica dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em 4 escolas diferentes, pertencentes a Rede Pública Municipal da cidade de Mamanguape-PB. Como instrumento de coleta, foi utilizado uma entrevista em forma de questionário apresentando uma estrutura semi-aberta. As entrevistas foram realizadas no prédio da própria escola no qual os professores entrevistados desempenham sua função docente. Os questionamentos dispostos na entrevista e seus respectivos dados promoveram a escrita e o embasamento desta produção. As respostas dos professores entrevistados constarão neste trabalho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com os dados obtidos em nossa pesquisa, no que se refere ao conceito de Literatura Infantil, diferentes concepções foram citadas pelos professores. Afirmam que a Literatura infantil são apenas textos e livros escritos para crianças, que, por sua vez, são feitos para relatar sonhos, fantasias e mundos imaginários; ainda, alegam que este é o primeiro contato da criança com a cultura letrada e, por fim, foi conceituada como um grupo de leituras, que, inserida no planejamento escolar, visa ajudar no desenvolvimento da leitura e escrita do aluno. Quanto ao que diz respeito a importâcia de se trabalhar a literatura infantil com os anos iniciais, todos os professores concordaram que essa forma de trabalho é importante, pois permite o contato desde cedo da criança com as formas convencionais de escrita e auxilia no hábito da leitura. Dentre as diversas vertentes sobre como desenvolver o trabalho docente com a Literatura Infantil encontradas na comunidade científica, destacamos as seguintes: leitura para as crianças, ilustração dos personagens da história ouvida ou lida, recontagem de histórias, escrita de novo final para história ouvida ou lida, dramatização das leituras realizadas, leituras em roda e atividades que envolvam o uso de imagens e ilustrações.
CONCLUSÕES:
Neste trabalho, nos detivemos em discutir acerca das concepções apresentadas por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Literatura Infantil e a importância que atribuem ao seu uso na formação do leitor. E ainda, identificar quais metodologias são adotadas para a viabilização desse trabalho. Por meio desta pesquisa, denotamos que existem limitações no que se é atribuído como Literatura Infantil, pois esta ultrapassa os conceitos didáticos e de auxílio escolar e permeia a dimensão do caráter lúdico, motivacional, do belo e da arte, tornando-se necessária para a construção da identidade social, para a formação cultural, crítica e no auxílio à formação da identidade leitora da criança. Nesta perspectiva, visto que este pode promover uma proposta para o letramento literário, concordamos na importância de se manter associado o uso da Literatura Infantil nos anos iniciais atrelada a diferentes metodologias, contudo, sem didatizar a experiência do encontro literário com o futuro leitor. Pois, as metodologias devem ser usadas para viabilizar a formação da identidade leitora do aluno simultaneamente ao seu desenvolvimento crítico e cultural, na perspectiva de emancipá-lo criativamente e torná-lo independente em suas próprias criações e forma de perceber o mundo.
Palavras-chave: Literatura Infantil, Formação do leitor, Anos iniciais.