65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 17. Ciência da Computação
Plugin para mineração de dados educacionais em ambientes de aprendizagem online
José Alfredo Lira Dobrões - Centro de Informática - UFPE
Adelito Borba Farias - Centro de Informática - UFPE
Roberto Yuri da Silva Franco - Centro de Informática - UFPE
INTRODUÇÃO:
A humanidade contemporânea presencia a era onde a informação é lapidada em velocidade extremamente rápida e propagada instantaneamente, impulsionadas por tecnologias como as mídias sociais. Com isso, inúmeros sistemas de gestão de aprendizagem surgiram para apoiar o aprendizado na modalidade de educação a distancia. Nesta perspectiva, ciente que os sistemas atuais não apresentam segurança nos processos e nas informações armazenadas, este trabalho apresenta uma ferramenta para tornar o processo avaliativo menos complexo para o Professor Formador por meio de um plugin que gera informações do processo de interação dos alunos no ambiente virtual Moodle em Fóruns.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A meta desta pesquisa é projetar um plugin que gere dados relativos à interação dos alunos no Moodle para que assim, seja possível construir uma gestão inteligente da aprendizagem, com a finalidade de fornecer soluções especificas para maximizar a qualidade do aprendizado e/ou auxiliar em problemas educacionais do estudante.
MÉTODOS:
A metodologia adotada para a construção desta ferramenta foi a elaboração de uma arquitetura intitulada Modelo de Avaliação. Na sequencia, foi desenvolvido o plugin utilizando a linguagem PHP para o ambiente Moodle. Ao final foram feitos testes com uma base de dados reais do centro de educação, para avaliar o comportamento da ferramenta no ambiente. Também foi executada uma avaliação de usabilidade para identificar falhas de interface gráfica e foi aplicado o teste NASA TLX, para aferir como os alunos e professores se sentiram ao utilizarem o plugin, bem como comparar a carga de trabalho para execução das tarefas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O teste NASA TLX foi executado com base nas tarefas de analise das interações dos alunos para a gestão inteligente da aprendizagem e utilizou oito eixos: demanda física, demanda metal, demanda temporal, esforço, frustação, desempenho. Os usuários que utilizaram o plugin obtiveram 37,5 em uma escala de 0 a 100 e os que não utilizaram o plugin obtiveram 54,16 na mesma escala. Com isso, pode-se perceber que a ferramenta melhora a percepção dos professores sob as interações dos alunos, principalmente na analise de dados.
CONCLUSÕES:
A partir do resultado foi possível perceber que os professores que utilizaram o plugin tiveram maior taxa de compreensão de potenciais problemas nas interações dos estudantes nas atividades avaliativas. Diante destes resultados, obteve o índice de aceitação pelos docentes que utilizaram o protótipo. Os testes de usabilidade preliminares demonstram que a interface gráfica do plugin precisa de melhorias para atingir melhores resultados. Estas informações servem como base para tomada de decisões de cunho pedagógico nas perspectivas conceituais e tecnológicas, se tratando inclusão de extensões em ambiente virtual de aprendizagem.
Palavras-chave: EaD, Moodle, Gestão inteligente da aprendizagem.