Home
Sessão de Abertura
»  Discursos
»  Homenagem
Atividades
»  Programação Científica
»  Sessão de Pôsteres
»  ExpoT&C
»  SBPC Jovem e Mirim
»  SBPC Cultural
»  SBPC Indígena
»  SBPC Extrativista
Imagens
»  Fotos
»  Vídeos
Realização
»  Organização
»  Realização, Patrocínio e  Apoio
 
 


 
 Sessão de Abertura


Discurso do Reitor da UFAC
Minoru Martins Kinpara
 

BOA NOITE.

É uma satisfação muito grande para a Universidade Federal do Acre ser a sede da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

A Reunião Anual é o maior evento científico brasileiro, o qual está se realizando pela quarta vez na Região Norte, no momento em que o estado do Acre o recebe pela primeira vez, desde o seu início, em 1949, na cidade de Campinas. É uma reunião de debate da política científica tecnológica e de difusão e popularização dos avanços da ciência.

Senhoras e Senhores, a hora não poderia ser melhor para a realização da Reunião Anual da SBPC aqui na UFAC.

Pois, é precisamente, em 2014, que a Universidade Federal do Acre tanto completa 40 Anos de Federalização quanto 50 Anos de História. Neste aspecto, somos muito gratos ao trabalho de todos os professores, técnico-administrativos e estudantes que deram sua contribuição para esta Universidade.

É, também, em 2014, que a UFAC inaugura o seu primeiro programa de doutorado, aprovado pela CAPES, ano passado.

Por último, mas não menos importante, 2014 foi instituído, pelo governo estadual, como o “Ano da Ciência e Tecnologia” no Acre.

Assim sendo, 2014 foi o ano ideal para que a 66ª Reunião Anual da SBPC acontecesse no estado do Acre, nas dependências da Universidade Federal do Acre.

Dizemos a todos aqui presentes, na abertura da 66ª Reunião Anual da SBPC, professores, pesquisadores, estudantes e demais componentes da plateia, que a Universidade Federal do Acre vem realizando um esforço muito grande para caminhar em direção aos padrões científicos e tecnológicos contemporâneos.

Sejam nos aspectos visíveis e evidentes da infraestrutura, sejam nos aspectos acadêmicos e de gestão de recursos humanos, aqui no Campus de Rio Branco e no Campus da Floresta, do município de Cruzeiro do Sul, bem como nos núcleos de Xapuri, Sena Madureira, Feijó e Brasileia.

São esforços realizados, enfrentando grandes níveis de dificuldades, de todas as ordens, em um estado que ainda não dispõe das mesmas capacitações existentes em outras unidades da federação. Além do mais, a cheia do rio Madeira, outra grande peculiaridade do ano de 2014, ocorrida há menos de quatro meses, impôs penosos obstáculos a nós.

Senhoras e senhores, conscientes destas dificuldades, estamos buscando construir as condições necessárias para que a Universidade Federal do Acre consiga desempenhar o seu papel de única Universidade Pública do nosso estado, da melhor maneira possível.

O papel de estimular o desenvolvimento do espírito científico, de possibilitar a formação de diplomados nas diferentes áreas de conhecimento para que possam participar do desenvolvimento da sociedade, bem como o papel de desenvolver a ciência e a tecnologia e a criação e difusão da cultura.

Para isso, estamos dando um grande passo, com o início da fase de execução do Plano Estratégico da Universidade, denominada de gestão estratégica.

Um Plano que foi elaborado nos últimos doze meses desta gestão, por intermédio de negociação com a comunidade interna e externa, para a definição dos projetos estratégicos, por meio dos quais temos a convicção de que a Ufac, de modo legítimo, logrará mais respeito da sociedade acreana e brasileira, por sua real contribuição ao avanço científico, tecnológico e social da nossa região.

Neste sentido, a realização da 66ª Reunião Anual da SBPC, trará uma valiosa colaboração para a transformação da Universidade Federal do Acre, como um importante ator no campo científico e tecnológica da Amazônia.

A Amazônia não é apenas brasileira, pois também abrange nossos vizinhos peruanos, bolivianos, equatorianos, colombianos, venezuelanos, guianenses e surinamenses.

E, também, porque as conferências, mesas redondas, discussões e exposições deste grande evento não estarão limitadas pelas fronteiras demarcadas pelo homem, visto que o rigor científico não pode se subordinar às limitações geográficas.

Nesse sentido, a Reunião Anual da SBPC, com o tema Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras, nos traz para o espaço brasileiro do ensino superior, permitindo que toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Acre e o conjunto da sociedade acreana se beneficiem de um ambiente no qual estarão presentes reconhecidos pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento.

Ressaltamos, senhoras e senhores, que para a Ufac, localizada num estado da federação muito diferente dos estados do Centro-Sul brasileiro, a Reunião Anual da SBPC, com tema Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras, é, também, um encontro de variadas dimensões.

Primeiro, um encontro de professores e pesquisadores de regiões onde se encontram os centros de pesquisas mais desenvolvidos do país e do exterior, com professores e pesquisadores, de um espaço que ainda está buscando construir as suas bases técnico-científicas.

E, segundo, é o encontro dos institutos e centros de pesquisas avançadas, do conhecimento científico validado pelo padrão internacional, com os saberes locais, das comunidades indígenas. Esse encontro é muito marcante para os destinos da Universidade Federal do Acre.

A SBPC Indígena e SBPC Extrativista representam esta dimensão do tema Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras. Um encontro de nossa tradição com modo científico validado pela ciência moderna. Fizemos tudo o que foi possível para incluir estas duas atividades na programação da 66ª Reunião Anual da SBPC, aqui no estado do Acre.

A Profa. Helena Nader, presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, sempre nos encantava, quando falava de duas novidades desta reunião. A realização da Reunião das cinco grandes sociedades científicas mundiais na semana da Reunião Anual da SBPC e a introdução do Dia da Família na Ciência. E nós acrescentamos, também, as SBPCs Extrativista e Indígena, que representam, por demais uma das dimensões do tema deste encontro.

Senhores e senhoras, membros da mesa e plateia presente, estamos muito satisfeitos e realizados com o que estamos presenciando ultimamente aqui na cidade de Rio Branco. Em todos os locais que chegamos, todos perguntam sobre a Reunião da SBPC. Temos certeza que a ideia da direção da SBPC, em lançar o Dia da Família da Ciência, aqui na Reunião Anual da UFAC, vai ser um grande sucesso. Estamos vivendo essa interação, percebendo o interesse da comunidade, desde o momento em que começamos a divulgar esse evento.

Antes de terminar, não poderia deixar de lembrar o trabalho que vem sendo realizado há mais de um ano, para viabilizar este encontro, aqui na Universidade Federal do Acre.

Todo o empenho da Coordenação Nacional, na pessoa do secretário geral da SBPC, Prof. Aldo Malavasi.

Aqui no Acre, no trabalho incansável da coordenadora local da 66ª Reunião Anual, a nossa Vice-Reitora, Profa. Guida Aquino, que assumiu esta grande responsabilidade, no início do ano passado, logo após termos assumido a direção desta Instituição.

Foi um grande desafio que a Vice-Reitora enfrentou, à frente da Comissão Local, tendo o apoio de todas as unidades, como Prefeitura do Campus, Núcleo de Tecnologia da Informação e das Pró-Reitorias. Estou muito satisfeito com o trabalho de todos vocês.

Saibam vocês, que diferente do que querem passar para a comunidade, todo o esforço que foi realizado servirá não apenas para esta semana, este esforço é em prol desta Instituição, em prol da sociedade acreana.

Somos gratos, também, aos parceiros desta empreitada. Aos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ao governo estadual, incluindo o Gabinete Civil, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Educação, que está dando uma contribuição indispensável a esta Instituição de educação superior.

À Prefeitura de Rio Branco e todas as demais instituições e entidades que compreenderam a importância deste evento para o estado do Acre, como o Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, a Câmara de Vereadores, o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a imprensa e muitas outras Instituições que visitamos, divulgando este grande evento que ficará marcado para sempre na história da Universidade Federal do Acre.


Rio Branco, 22/07/14.

 

© 2014 SBPC - Todos os direitos reservados