66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação de Adultos
EJA:VIVENCIANDO A ARTE DO LETRAMENTO ATRAVÉS DO CULTIVO DAS PLANTAS
Edna Dantas da Costa - Prefeitura do Recife
INTRODUÇÃO:
Partindo da necessidade de vivenciar um projeto de letramento que envolvesse a questão ambiental,desenvolvemos um trabalho interdisciplinar,visando organizar uma horta com vasos de garrafas Pet no intuíto de sensibilizar os alunos para a questão da reciclagem.Este projeto foi desenvolvido em uma turma de EJA modulada,na Escola Municipal Alto Santa Terezinha,da cidade do Recife. O projeto contribuiu com ações,gerando possibilidades de trazer para dentro da escola os desafios relacionados à cultura de hábitos alimentares saudáveis,colocando em prática a relação sustentável com o ambiente.As hortas escolares são instrumentos que,dependendo do encaminhamento dado,podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada,promovendo vivências que resgatam valores da emocionalidade com a terra,a vida,a morte,a sobrevivência. Essa experiência permitiu não apenas a exploração de um espaço produtor de alimentos como também a consolidação de trabalhos interdisciplinares e a construção de atitudes de cidadania.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Implantar a Horta Escolar de forma interdisciplinar e vivencial, onde a natureza pudesse ser compreendida como um todo,e o ser humano sendo parte integrante e agente de transformação do ambiente em que vive.
MÉTODOS:
Inicialmente foi promovida uma visitação a uma horta na comunidade local,para o reconhecimento do ambiente.Nesta etapa aproveitamos para conversar com os alunos,abordando questões como, o que é uma horta,para que serve e o que podemos plantar nela.Em sequência exploramos o espaço da horta,mostrando suas partes e os instrumentos que seriam utilizados para semeadura.Num outro momento, depois de uma aula sobre plantio,os alunos foram preparados para realização da parte prática,que foi a confecção de vasos de garrafas Pet.Feito isso passamos para etapa seguinte, que foi o plantio das sementes.Cada aluno escolheu a semente a qual iria cuidar.Nos vasos foi escrito o nome das hortaliças e o nome do aluno.Todos os dias as plantas eram regadas.Observamos e estudamos durante os trabalhos, tamanho,forma,quantidade, tipo de folhas,talos,raízes,situando o desenvolvimento da planta,no tempo,desde a germinação,até a colheta.Em consonância com o processo do plantio,realizamos debates,discussões,pesquisas,palestras,leitura de textos:poesias,receitas,informativos e músicas..Esse projeto culminou com a produção de livretos como também o dia do chá,utilizando plantas colhidas da horta escolar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O contato direto com a natureza,levou o aluno a perceber a relação entre o homem e o ambiente,sensibilizando-o de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta,criando na escola uma área verde produtiva pela qual,todos se sentissem responsáveis,estimulando os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar, onde as áreas de conhecimento se interligassem de forma em que o ensino e a aprendizagem se desse de maneira prazeroza.
CONCLUSÕES:
A relevância de um trabalho tendo como eixo temático a natureza,mostrou a importância da educação científica no ensino de jovens e adultos,partindo do pressuposto do importante papel da escola em desenvolver o comprometimento dos alunos com o cuidado do ambiente escolar,do espaço externo e interno da sala de aula,cuidado das relações humanas que traduzem respeito consigo,com o outro e com o mundo.A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós,gera processos educativos ricos,contextualizados,significativos para cada um dos envolvidos.Nesse contexto,o cultivo da horta escolar tornou-se um valioso instrumento educativo.Estas vivências transformou um pequeno espaço da escola em um canto de muito encanto e aprendizado para todas as idades.
Palavras-chave: Educação de Adultos, Meio Ambiente, Cidadania.