66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
CESA - Sociedade Científica de Estudos da Arte
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes ou Educação Artística - 1. Artes ou Educação Artística
O WWW.PROEJATRANSIARTE.IFG.EDU.BR UM ESPAÇO DE SOCIABILIDADE E DE INFORMAÇÃO DE DIFERENTES ESTÉTICAS TECNOLÓGICAS DA ARTE DIGITAL
Dorisdei Valente Rodrigues - UnB
Cleomar de Azevedo Ribas - UCB
INTRODUÇÃO:
As Tecnologias de Informação e Comunicação de base telemática (TIC) deram origem a infinitos recursos que foram incorporados ao nosso cotidiano. Com o advento da internet e a disseminação de equipamentos cada vez mais móveis e portáteis, emergiu uma nova cultural contemporânea: a cibercultura que segundo Lemos (2005) é um conjunto de práticas sociais e comunicacionais de combinações, colagens e informações a partir das tecnologias digitais. Elas estão transformando a economia, a sociedade e interferindo radicalmente na maneira de viver, trabalhar, aprender e ensinar. Nesse contexto, a imbricação das tecnologias digitais com a cultura ocorre de uma forma intensa e demanda uma compreensão para pensar educação nas diversas linguagens hibridas existente. O grupo de pesquisa Proeja Transiarte se organiza no ciberespaço www.proejatransiarte.ifg.edu.br como um espaço de sociabilidade e de informação assumindo diferentes estéticas tecnológicas como mensagem, vídeos, animações fotografias e outros, podendo ser compartilhada, reproduzida, manipulada, desmontada, remontada voltando novamente a circular como vídeos, animações fotografias e outros.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Disseminar o processo criativo mediado via softwares, para produzir obras on e of -line, como vídeos, animações e ouras produções de arte digital pelo site para atender ao público que não domina o código, mas ainda assim deseja explorar o potencial de comunicação interativa e colaboração da Internet.
MÉTODOS:
Os dados utilizados na pesquisa compreendem a atuação e implicação no processo de 2008 a 2013, considerando conversas formais e informais nos fóruns, e todos os espaços do site, assim como as experiências, processos/criações/produções estéticas e dissertações de mestrandos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O site : http://www.proejatransiarte.ifg.edu.br/, possui uma interface que permite a navegação e a interatividade de qualquer pessoa, que poderá se cadastrar desde que tenha um e-mail, para onde será enviada uma senha e, com isso, devidamente cadastrada, poderá postar e comentar. Esse espaço está aberto não apenas para informações estéticas, mas também como espaço de aprendizagem coletivo no âmbito da pesquisa-ação. Ao término das produções estéticas os grupos postaram as produções no site da pesquisa. As produções fizeram parte do momento de enceramento das oficinas onde todos os participantes se reúnem no auditório e confraternizam as ações e produções realizadas.
CONCLUSÕES:
Uma pesquisa pautada no pensamento da complexibilidade, transdisciplinaridade e pesquisa-ação compreende que o acesso das TIC’s na educação de jovens adultos trabalhadores, pode se dar pelo viés da experiência e criação de estética da arte digital, ampliando a apropriação das TIC’s para além de aparatos tecnológicos e de uma visão apenas de instrumentalização. Nesse sentido, por meio do site as estéticas tecnológicas constituem meios de se abrir discussões sobre a construção da gestão da escola, dos espaços pedagógicos, da didática até aqui vivenciados sob a égide de uma pedagogia da transmissão.
Palavras-chave: Arte, Tecnologia, Educaçaõ.