66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia, Citologia ou Histologia - 1. Morfologia, Citologia ou Histologia
ESTUDO COMPARATIVO DO USO DO FORMOL E GLICERINA SEMIPURIFICADA NA CONSERVAÇÃO DE PEÇAS ANATÔMICAS E SUA RELAÇÃO COM ENSINO-APRENDIZAGEM
Thaís Brasil Silveira - Universidade Federal do Acre
Raissa Souza de Moraes - Universidade Federal do Acre
Henrique Jorge de Freitas - Universidade Federal do Acre
Soraia Figueiredo de Souza - Universidade Federal do Acre
Yuri Karaccas de Carvalho - Universidade Federal do Acre
INTRODUÇÃO:
Atualmente há uma intensa busca por alternativas à utilização de formol na conservação de cadáveres. Para que seja considerada uma boa técnica, os procedimentos empregados devem preservar as caraterísticas morfológicas, se assemelhando ao máximo com as encontradas em animais vivos, ou seja, cor, consistência de tecidos, flexibilidade e aspecto. A glicerinização é um método de conservação que causa desidratação celular, atribuída a ação antisséptica da glicerina, porém sem causar alterações nas concentrações iônicas das células, o que mantém a integridade celular. A técnica de glicerinização utilizando glicerina refinada,é cara, o que se torna inviável para muitos laboratórios de anatomia. Como alternativa, temos o uso da glicerina semi-purificada, a qual apresenta custo baixo e mantem às características morfológicas das peças.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se com esse estudo demonstrar a viabilidade do uso de glicerina semi-purificada e comparar a sua utilização com o formol para a conservação de peças anatômicas e sua relação com o ensino-aprendizagem.
MÉTODOS:
Foram utilizadas peças do sistema genital feminino de bovinos, provenientes de frigoríficos do município de Rio Branco. As peças obtidas foram resfriadas, dissecadas, mensuradas e fotodocumentadas. Para um melhor desenvolvimento do método foi realizada a prefixação do material em solução de formaldeído (4%). Após a prefixação, as peças anatômicas foram distribuídas em dois grupos (A-Glicerina Semi-purificada subproduto do biodiesel; B-Formol). As peças do grupo A passaram ainda pelo processo de Glicerinização, composto por três etapas: Desidratação, Clareamento, Fixação e Secagem. O processo de Desidratação foi constituído pela imersão das peças em soluções crescentes de álcool etílico. As peças foram acondicionadas e mantidas a temperatura ambiente. Realizou-se o Clareamento, por meio da perfusão das peças em solução de água oxigenada 3%. Com a finalidade de preservação das peças, as mesmas foram conservadas em solução de Glicerina 98% e Álcool Etílico 100%, na proporção 1:2. Após 15 dias, as peças foram novamente mensuradas e fotografadas, a fim de analisar e garantir a eficácia do método. Posteriormente, realizou-se a avaliação por meio de um questionário das impressões de alunos da graduação a respeito de parâmetros como textura, odor, identificação de estruturas e aspecto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos a partir da catalogação das respostas no tópico “textura” demonstram que a maioria dos alunos considerou a peça formolizada mais flexível que a peça glicerinizada. O mesmo resultado foi observado quando se questionou a semelhança das peças com a peça parâmetro (“in vivo”). É interessante observar a unanimidade das respostas dos alunos quando questionados se havia a identificação de algum tipo de odor na peça formolizada, todos eles responderam que sim, enquanto que somente 23,3% dos alunos afirmaram o mesmo para a peça glicerinizada. Os mesmos ainda consideraram de desagradável a regular o odor da peça formolizada e de regular a agradável o odor da peça glicerinizada, afirmando ainda que o tempo de manuseio da peça formolizada influenciaria no aprendizado. A identificação das estruturas anatômicas não foi prejudicada nas duas técnicas em questão. A maioria considerou regular a semelhança das estruturas da peça glicerinizada com a peça “in vivo” e muito boa para a peça formolizada. O fato de que a peça formolizada permanece embebida no formol e que a peça glicerinizada é desidratada pode ter influenciado essa concepção. A boa aceitação da peça glicerinizada pelos alunos demonstra que tal técnica de fixação poderá ser mais explorada nas aulas práticas. O local de armazenamento, os produtos a serem utilizados para a preservação e o manuseio das peças desde seu local de preservação até o local onde o material será manipulado são aspectos positivos da técnica de glicerinização, os alunos consideraram-na de fácil manuseio. Quando se utiliza a técnica de glicerinação com glicerina pura, as peças adquirem aspecto esbranquiçado, já a glicerina semi-purificada define coloração amarelada a peça, comparada ao formol que promove uma coloração rósea à peça, aproximando esta a “in vivo”. Em contrapartida, é importante enfatizar que o foco principal deste estudo é a utilização da glicerina semi-purificada devido ao baixo custo.
CONCLUSÕES:
Conclui-se assim que a técnica de fixação utilizando glicerina semi-purificada a 98%, quando relacionada ao ensino-aprendizado possui um alto grau de aceitação pelos discentes podendo substituir a utilização de formol. As peças podem ser guardadas em recipientes sem a necessidade de preencher o mesmo com algum tipo de produto, tornando o armazenamento simples. Durante o manuseio, por não possuir efeito tóxico e odor desagradável a utilização de materiais de proteção individual torna-se um hábito de caráter simplificado. A técnica mantém ainda as características morfológicas das estruturas anatômicas, permitindo assim que os docentes e discentes possam trabalhar em harmonia e buscar um excelente resultado.
Palavras-chave: Formol, Glicerina Pura, Glicerina Semi-purificada.