66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
ABRAPEC - Ass. Bras. de Pesquisa em Educação em Ciências
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Ensino de Ciências
UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA E DOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS SOB A PERSPECTIVA DO MOVIMENTO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE
Viviane Abreu de Andrade - CEFET/RJ e Fiocruz/RJ
Marta Maximo Pereira - CEFET/RJ e USP
Winston Mont Morency Kange - EML - Educandário Monteiro Lobato
INTRODUÇÃO:
Muitas das mazelas de nosso planeta, no qual os interesses pessoais muitas vezes prevalecem sobre os interesses coletivos, são promovidas pelo esgotamento de recursos naturais, desigualdades sociais e desequilíbrios ambientais. A relação desarmônica, por vezes inconsciente, do homem contra os seus semelhantes, os demais seres vivos e/ou a natureza indica a necessidade de uma revisão urgente e de uma reflexão criteriosa da ação humana no planeta. Diante desse contexto, cabe a escola atuar na formação do cidadão tanto sobre as dimensões política e social como no desenvolvimento do sujeito para os enfrentamentos e elaboração de reflexões filosóficas e epistemológicas que de fato trabalhem a construção de valores para atuação cidadã. Assim, a educação ambiental alinha-se com os ideais curriculares e com o desenvolvimento de valores e de comportamentos para alcançar uma boa qualidade de vida e a preservação do ambiente. Desse modo, a atuação da escola é primordial tanto no contexto curricular quanto no contexto extracurricular, para promoção de alternativas didáticas contemporâneas de engajamento individual e coletivo de reconhecimento da importância das intervenções humanas, mesmo que pontuais, nas questões ambientais, no contexto da formação dos alunos da educação básica e técnica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma estratégia para o ensino crítico e reflexivo dos temas ecologia e ciclos biogeoquímicos, e os resultados de sua implementação no contexto escolar de nível médio da Educação Básica brasileira vinculado a Unidade de Ensino Descentralizada de Nova Iguaçu (UnED NI) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).
MÉTODOS:
Inicialmente foi proposta uma atividade, no contexto da disciplina Biologia, na qual cada aluno da 3ª série do Ensino Médio (EM), em um período de uma semana, armazenou um tipo de material reciclável (plástico, papel, vidro e etc) gerado pelo consumo regular doméstico que seria descartado como lixo. Encerrado o período de armazenamento os alunos realizaram a pesagem e o registro fotográfico do material. Paralelamente, foi realizada uma pesquisa referente ao preço de mercado de compra dos materiais recicláveis armazenados e sobre o local no qual a empresa de coleta de lixo, que atende as residências dos alunos, armazena o lixo coletado. De posse dos dados referentes ao preço e ao peso do material armazenado foi realizado o cálculo do valor monetário relacionado ao material reciclável que seria descartado pela residência no período pesquisado. Ademais, foi realizada a projeção anual relacionada ao peso e ao valor do material que seria descartado. Na semana seguinte a realização da atividade os resultados obtidos pelos alunos foram apresentados na aula de Biologia. Concomitantemente, foram realizadas discussões e a construção de um texto sobre ecologia, a atividade humana e seus impactos, o ambiente e os ciclos biogeoquímicos (tema previamente trabalhado em aulas teóricas).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os alunos demonstraram surpresa com o volume de lixo produzido e os valores obtidos (altos e baixos) pela atividade. A propriedade e a responsabilidade sobre o lixo produzido não eram clara e consciente. Muitos alunos externaram que nunca havia pensado sobre o lixo considerando a extração de matéria prima, a produção, a seleção de produtos pelo consumidor, a utilização e o descarte de embalagens. Uma turma teve a iniciativa de somar todos os valores obtidos individualmente e constatou que se tivesse realizado a tarefa desde o 1º ano do EM poderia arcar com todas as despesas de formatura, além de reduzir o volume de lixo encaminhado para os aterros sanitários e lixões. Entendemos tal iniciativa como uma ação reflexiva sobre os temas ecologia e ciclos da matéria. Ademais, destacamos a preocupação com os impactos ambientais gerados pela ação de cada um e a elaboração de uma proposição (retroativa) de solução de problema com fito econômico. Uma aluna, de 16 anos, calculou e refletiu sobre o peso e o valor (600 Reais) obtido pela venda do jornal adquirido por seu pai desde a data de seu nascimento. Essa considerou o valor alto, e enfatizou a sua preocupação com o impacto ambiental gerado pelo volume de jornal descartado por seu pai no período, uma vez que em sua casa o lixo não era destinado à reciclagem. Os alunos que armazenaram as embalagens do tipo Tetra Pak revelaram decepção quanto à escolha do material para realização da atividade. A pesquisa por eles realizada revelou que não havia na região um local que comprasse esse tipo de embalagem. Assim, todo o montante por eles armazenado inevitavelmente iria para o lixo. Essa constatação gerou a oportunidade para discussão sobre o papel do cidadão na seleção de produtos em suas diferentes versões de embalagens disponíveis no mercado, sobre as responsabilidades dos produtor/consumidor e sobre a necessidade de novas tecnologias para reciclagem sob a perspectiva da inter-relação entre a ciência e tecnologia e a sociedade.
CONCLUSÕES:
Nessa pesquisa descritiva de abordagem qualitativa foram desenvolvidas atividades nas quais foram oportunizados e oferecidos diferentes espaços para discussões e reflexões sobre o papel e o impacto das atividades humanas no planeta, valendo-se do lixo produzido no contexto domiciliar dos discentes do CEFET/RJ UnED-NI. Foram abordados de forma dinâmica e reflexiva os problemas ambientais, relacionados às atividades humanas cotidianas, que em geral não são destacados pela mídia, mas que geram impactos cada vez maiores na sociedade, na economia e, sobretudo, no ambiente, em especial nos ciclos biogeoquímicos. Foram propostas coletivamente soluções simples sob forma de pequenas ações exeqüíveis, tanto no ambiente escolar como doméstico, de resolução de uma pequena parcela desses impactos. Destacamos a iniciativa de evitar o uso, o descarte de talheres e copos plásticos no ambiente escolar e a aquisição de embalagens individuais de bebidas como sucos e água mineral.
Palavras-chave: Educação ambiental, proposta didática, Ensino Médio.