66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Morfologia e Taxonomia Vegetal
BRIÓFITAS DO CIAB - DISTRITO FEDERAL
Paulo Henrique Sousa de Carvalho - Instituto de Ciências Biológicas - UnB
Paulo Eduardo Aguiar Saraiva Câmara - Orientador / Departamento de Botânica - UnB
INTRODUÇÃO:
As briófitas compõem o segundo grupo mais diverso de plantas terrestres em número de espécies. Historicamente são divididos em três grandes grupos principais: as hepáticas (Divisão Marchantiophyta), os antóceros (Divisão Anthocerotophyta) e os musgos (Divisão Bryophyta).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Visando contribuir para o conhecimento geral da brioflora do Distrito Federal e enriquecer o Herbário da Universidade de Brasília (UB), o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento dos musgos (Divisão Bryophyta) de uma mata de galeria da reserva do CIAB – DF, contendo uma lista das espécies encontradas.
MÉTODOS:
O Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), administrado pela Marinha do Brasil, está localizado na BR 040, Km 4,5 da cidade de Santa Maria. Foram realizadas coletas em dois pontos de mata de galeria do Córrego Saia Rasgada, em Novembro de 2012.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao todo foram analisadas 166 espécimes. Foram encontradas 36 espécies, agrupadas em 10 famílias pertencentes à Divisão Bryophyta. As famílias que apresentaram maior número de espécies foram Sematophyllaceae com 9 espécies, Calymperaceae com 6 espécies e Leucobryaceae com 5 espécies.
Foram encontradas 12 novas ocorrências para o Distrito Federal, totalizando cerca de 30% das espécies encontradas (12 de 36).
CONCLUSÕES:
Este artigo lista 36 espécies de musgos representados em 10 famílias. Sematophyllaceae (com nove) foi a família mais rica em número de espécies. Também foram encontradas 12 novas ocorrências para o Distrito Federal, cerca de 30% do encontrado, o que demonstra o potencial de diversidade da região, ainda pouco explorada.
Palavras-chave: Musgos, Bryophyta, DF.