66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Ambiental
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROECOLOGIA, AGROPECUÁRIA E VISITANTES DO IFRO/CAMPUS CACOAL
Luana de Oliveira Araujo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO - Câmpus Cacoal
Larissa Campana - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO - Câmpus Cacoal
Sayara kelly da Silva Dias - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO - Câmpus Cacoal
Clodoaldo Cristiano Reis - Universidade Federal de Rondônia - UNIR
INTRODUÇÃO:
Já algum tempo temos utilizado os recursos finitos que o nosso planeta oferece para fabricar coisas que serão utilizadas por nós por algum tempo e depois se tornarão um incômodo monte de lixo ou quinquilharia tecnológica. Estudos sobre percepção ambiental são utilizados para evidenciar o comportamento das pessoas em relação ao ambiente onde vivem, identificando comportamentos e sensibilizando para possíveis problemas ambientais. Nesse caminho o estudo visa traçar um panorama das condutas de aluno e visitantes do IFRO/Campus Cacoal na condição de consumidores, assim como essas pessoas enxergam e interagem com o meio onde vivem. Através de pesquisas, ponderar sobre a existência de uma consciência de preservação e defesa do ambiente. Segundo KNECHTEL (2004, p.95) a epistemologia da educação socioambiental pós-moderna propõe: a construção do conhecimento da educação socialmente crítica baseada em novas racionalidades de saberes, em um processo de análise das realidades ambientais, sociais e educacionais inter-relacionadas com a finalidade de transformá-las. Sedimentados nessa perspectiva, procuramos estabelecer os critérios da pesquisa e conduzi-la com o adequado distanciamento, a fim de não influenciar nas respostas dos entrevistados e nem nos resultados.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Interpretar a percepção ambiental e conhecer os hábitos de consumo dos alunos e dos visitantes do IFRO /Campus Cacoal. Específicos Identificar o comportamento de alunos e visitantes do IFRO/Campus Cacoal, enquanto consumidores; Investigar se a percepção ambiental está ligada ao grau de EA quirida pelos alunos; Compreender como os alunos são sensibilizados sobre os problemas ambientais.
MÉTODOS:
O estudo contou com três etapas distintas e importantes para investigação, capaz de viabilizar a coleta de dados e os resultados. A metodologia baseou-se no primeiro instante em estudos bibliográficos sobre o tema. No segundo momento, com apoio do orientador, passamos a elaboração do questionário que finalizado, foi testado e aprovado. Na elaboração das questões houve grande preocupação com a linguagem clara e de fácil entendimento. Outra grande preocupação do orientador foi explicar as bolsistas que ao realizarem as entrevistas, permitissem ao entrevistado total liberdade para responder, evitando interferências e ou direcionamentos as respostas. Foram realizadas 90 entrevistas, sendo sessenta e nove (69) alunos, onze (11) visitantes e dez (10) servidores. Utilizamos o tempo vago entre as aulas dos cursos, bem como o contra turno para realizarmos a pesquisa não apenas com alunos do curso de agroecologia, mas também de agropecuária, dos cursos EAD e visitantes do Campus Cacoal. Não foi possível entrevistar a todos, contudo os objetivos foram alcançados, pois foram entrevistadas 90 pessoas, o que gerou dados suficientes para terceira e última fase do processo metodológico, a análise e interpretação de todos os dados obtidos com o instrumento de pesquisa elaborado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com análise dos dados os objetivos do projeto foram sendo alcançados, e analisar e dimensionar o grau de instrução, o nível de percepção ambiental e o comportamento enquanto consumidor, dos alunos, visitantes e servidores do IFRO Campus Cacoal, tornou-se possível. Respostas distintas revelaram que nem todos estão preocupados com o meio ambiente, felizmente alguns conseguem ter boa percepção de que o mundo já não é mais o mesmo, conforme se depreende dos entrevistados quando questionados sobre “Qual o seu nível de conhecimento das questões ambientais?” 11% revelaram que consideram o nível elevado, 71% acham ser satisfatório, 17% consideram baixo e apenas 1% insignificante. Indagados sobre “Qual sua fonte de informação das questões ambientas?” 47% responderam que veem de livros, jornais, revistas e internet, 44% na escola, 2% família, 2% rótulos e embalagens, 4% outros, o que indica a importância da educação no processo de conscientização, cabendo a nós despertarmos para um melhor aproveitamento por meio de campanhas em revistas, jornais e internet, como apontado por 47%. Em relação ao comportamento dos entrevistados como consumidor a pesquisa retornou os seguintes dados. Na pergunta “Ao comprar um produto você verifica se o fabricante pratica ações ambientais?” apenas 2% responderam que sempre verificam, 26% algumas vezes, 27% raramente, 36% nunca verifica. Questionados “Você verifica o consumo de energia dos produtos que compra?” 31% disseram que sempre verificam, 33% algumas vezes, 18% raramente verificam, 18% nunca verificam. Quando perguntados “Você se preocupa com a destinação das embalagens dos produtos que consome?” 23% sempre se preocupa, 33% algumas vezes, 29% raramente, 14% nunca se preocupam.. Os dados da pesquisa evidenciam um frágil compromisso para com o meio ambiente, revelando um distanciamento entre o discurso a favor do meio ambiente e as práticas diárias de preservação.
CONCLUSÕES:
Diante dos objetivos apresentados, a pesquisa desenvolvida ratificou a percepção ambiental dos entrevistados, analisando de forma sucinta seus atos enquanto consumidores e intervenientes no processo de conservação da natureza, assim, identificou-se entre os entrevistados bom nível de percepção dos problemas ambientais, das responsabilidades e das possíveis intervenções necessárias. Porém, evidencia-se uma persistente atitude passiva dos entrevistados, que acreditam ser responsabilidade do poder público a resolução dos problemas ambientais. Ademais, por intermédio de outras questões respondidas na pesquisa, consideramos estar na educação, bem como em campanhas de preservação que utilizem os veículos de massa, nossos melhores mecanismos para disseminar a cultura da sustentabilidade, pois podem alcançar de maneira eficaz um número mais expressivo de pessoas e consequentemente aumentar consideravelmente as participações nas soluções aos problemas de ordem ambiental.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Percepção Ambiental, Consumo..