66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 6. Química Industrial, Orgânica ou Inorgânica
SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E ESTUDOS BIOLÓGICOS DE NOVOS DERIVADOS DE IMIDAS, VISANDO POTENCIAL ATIVIDADE ANTITUMORAL
Roxana Pereira Fernandes de Sousa - Graduanda/Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Bruno Freitas Lira - Professor Doutor/ Orientador/ Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Helivaldo Diógenes Da Silva Souza - Doutorando/Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Isabelle Nogueira Peixoto - Doutoranda/Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Petrônio Filgueiras de Athayde Filho - Professor Doutor/Universidade Federal da Paraíba - UFPB
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento de novas drogas envolve alterações estruturais baseadas na existência de receptores celulares, com conformações específicas capazes de desencadear os processos fisiológicos que conduzem as respostas biológicas. Estas modificações na estrutura química de uma molécula podem alterar significativamente suas propriedades físicas, químicas e biológicas e, desta forma, o mecanismo de ação em nível molecular. As imidas cíclicas são moléculas oriundas de síntese orgânica resultantes da reação entre ácidos dicarboxílicos ou anidridos e aminas ou amônias com liberação de água. Apresentam o grupo –CO-N(R)-CO-, sendo R um átomo de hidrogênio, grupo alquila ou grupo arila. Por sua natureza hidrofóbica possuem efeitos farmacológicos como atividades anti-inflamatórias, antitumorais e antimicrobianas. Muitos estudos têm sido realizados com outra classe importante de substância para a indústria farmacêutica, o safrol, um óleo essencial (produto natural) que apresenta em sua estrutura um grupo metilenodióxido, também presente na podofilotoxina que possui aplicações atuais no tratamento do herpes genital, propríase, artrite reumatóide, malária e doenças de Alzheimer.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve por objetivo uma proposta de Síntese Orgânica para a obtenção de novos compostos análogos à podofilotoxina, os quais são substâncias inéditas da classe das imidas cíclicas derivadas do safrol, anidrido maléico e aminas aromáticas para obter estruturas de imidas cíclicas funcionalizadas com grupo metilenodióxido, com propriedades farmacológicas para o tratamento do câncer.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Pesquisa em Bioenergia e Síntese Orgânica – LPBS. Os espectros de infravermelho foram registrados no LASOM-CCEN-UFPB e os espectros de RMN 1H e 13C na Central de Analítica – CBIOTEC e LPBS-DQ-UFPB. Iniciou-se com a transformação do safrol em isosafrol através de uma reação de isomerização. Em seguida, o isosafrol reagiu com o anidrido maléico para formar o intermediário via mecanismo Diels-Alder. Posteriormente o intermediário reagiu com quatro diferentes aminas aromáticas, formando os quatros compostos inéditos derivados do safrol.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados indicaram que as técnicas de RMN 1H e 13C (APT) utilizadas para elucidação dos compostos (intermediários e derivados do safrol) confirmaram com relativa precisão o esqueleto básico desses compostos, uma vez que estes compostos apresentam sinais bem característicos. Por exemplo, nos espectros de RMN 1H de todos os compostos sintetizados, pode-se observar dois sinais típicos, um atribuído aos prótons metilenos do heterocíclico 1,3-dioxolane na região de alifático (3,5 ppm), enquanto que nos espectros de RMN de 13C os sinais característicos são C=O próximo de 176 ppm e o carbono alquílico (CH2) próximo de 100 ppm. Os espectros de infravermelho dessas moléculas mostraram claramente deformações fora do plano de C-H de aromáticos (900-690 cm-1), deformações C=C de anel aromático geralmente aos pares entre 1600 – 1475 cm-1, ainda caracterizando a presença de aromaticidade nessas moléculas, presença de deformações de C-H de aromáticos à esquerda de 3000 cm-1. Podemos observar deformações axiais de C-H alifático à direita de 3000 cm-1, em alcanos a absorção sempre ocorre à direita de 3000 cm-1, com excessão dos compostos cíclicos com elevada tensão angular. Estudos da atividade antifúngica dos derivados sintetizados foram realizados no Laboratório de Micologia do Departamento de Ciências Farmacêuticas – CCS – UFPB. Os quatro derivados foram testados na concentração de 1024 até 32 μg/mL e solubilizado em DMSO numa proporção de até 10%. Para o controle da atividade antifúngica, foi usado nistatina na concentração de 100 μL. Nos ensaios microbiológicos incluídas espécies fúngicas: Candida albicans e Candida tropicalis. Dos quatro compostos testados nenhum apresentou atividade antifúngica.
CONCLUSÕES:
A rota sintética utilizada para a síntese das imidas cíclicas mostrou-se ser simples e eficaz; Os produtos finais foram obtidos com alto grau de pureza e rendimentos moderados a bons; Foram sintetizados quatro imidas cíclicas planejadas a partir do safrol, sendo todas inéditas; As estruturas químicas das novas imidas cíclicas foram confirmadas através de técnicas de espectroscopia de infravermelho e de RMN 1H e 13C; Os estudos biológicos “In Vitro” realizados para verificar a atividade antifúngica mostraram que os compostos não apresentaram atividade na concentração de 1024 μg/mL frente aos microrganismos testados.
Palavras-chave: Imidas cíclicas, Safrol, Atividade antifúngica.