66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
ABPMC - Ass. Bras. de Psicoterapia e Medicina Comportamental
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 1. Psicologia
COMPARAÇÃO DOS ESCORES DE BDI ANTES E DEPOIS DO PROCESSO TERAPÊUTICO ADI/TIP
Ana Carolina Gonçalves Duarte - Fundação de Saúde Integral Humanística
Célia Auxiliadora dos Santos Marra - Fundação de Saúde Integral Humanística
Gerlaine Texeira Rosa - Fundação de Saúde Integral Humanística
Ana Cláudia Lopes Fontes - Fundação de Saúde Integral Humanística
Jéssica Antunes Coutinho - Fundação de Saúde Integral Humanística
INTRODUÇÃO:
A depressão é um dos atuais transtornos psiquiátricos mais frequentes, identificada como uma pandemia típica das sociedades contemporâneas. Por ser uma das afecções psicopatológicas recorrentes na clínica psicoterapêutica, é de suma importância a investigação das contribuições das práticas da psicologia para o tratamento desse transtorno. Inserido nesta discussão, o presente estudo visa investigar as contribuições da Abordagem Direta do Inconsciente, aplicada na Terapia de Integração Pessoal (ADI/TIP) para tratamento psicoterapêutico de sujeitos diagnosticados com episódio depressivo, avaliando os impactos da intervenção no tratamento da patologia em questão. Ressalta-se que o método ADI/TIP é estruturado em 12 sessões de Exercícios Preparatórios para a Terapia (EPT), 4 sessões de Visiotron e 10 sessões de TIP -Terapia. Para alcançar o objetivo proposto, foram acompanhados os escores do Inventário de Depressão de Beck (BDI), quando comparados antes e logo após a intervenção terapêutica ADI/TIP desses pacientes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho em questão acompanha as alterações nos escores do Inventário de Depressão de Beck (BDI), quando comparados antes e logo após a intervenção terapêutica pela Abordagem Direta do Inconsciente, aplicada na Terapia de Integração pessoal (ADI/TIP), em pacientes diagnosticados com quadro depressivo.
MÉTODOS:
Este estudo foi composto por 15 sujeitos voluntários diagnosticados com quadro depressivo, residentes em Belo Horizonte e/ou região metropolitana, apresentando variação de faixa etária entre 21 e 66 anos, com prevalência do sexo feminino e níveis de escolaridade e renda distintos. Observa-se ainda que a maior parte declara-se solteira e não ter filhos. Cabe destacar que 20% dos participantes eram acompanhados por clínicos gerais, apesar de demandarem acompanhamento psiquiátrico, devido à situação de vulnerabilidade de saúde extrema em que se encontravam. Durante o processo terapêutico os sujeitos foram orientados a manter as mesmas condutas prescritas pelos seus médicos. Para a coleta de dados foi utilizado o Inventário de Depressão de Beck (BDI), que avalia a intensidade da depressão a partir dos escores obtidos, por meio da autoavaliação. Antes do início das sessões terapêuticas foi realizado um encontro individual com cada sujeito da pesquisa para avaliar a intensidade da depressão utilizando o BDI. Posteriormente, deu-se início ao processo terapêutico ADI/TIP, com duração de 3 meses. Assim o BDI foi aplicado após a finalização do processo terapêutico com intervalo máximo de uma semana.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na fase antes do processo terapêutico, observamos que todos os resultados individuais no BDI tiveram escores acima de 20, o que reflete a presença/constatação do nível moderado e grave de sintomas de depressão e a ausência do nível mínimo e leve de depressão. Na fase subsequente, após a intervenção terapêutica, todos os voluntários que realizaram o BDI, apresentaram diminuição dos escores. Os três voluntários, que no primeiro momento de análise apresentaram escores acima de 36, característico do nível grave, obtiveram uma diminuição mais acentuada. Tal mudança de escores pode ser considerada uma significativa redução da intensidade dos sintomas depressivos, já que o inventário BDI é utilizado como ferramenta para identificar e avaliar a intensidade da depressão. Estes sujeitos passaram do nível considerado grave para o nível mínimo, com escores de 5 a 6. Sete voluntários que se encontravam em nível moderado na escala apresentaram redução nos escores na fase final, o que resultou na mudança para o nível mínimo (0 a 11). Duas voluntárias se mantiveram em nível moderado (20 a 35), contudo, apresentaram diminuição nos escores.
CONCLUSÕES:
Conclui-se, portanto, que através dos resultados obtidos pelos escores do BDI, quando comparados antes e logo após essa intervenção terapêutica, há uma contribuição significativa da ADI/TIP para a redução da intensidade da depressão. Observamos que a Abordagem Direta do Inconsciente, aplicada na Terapia de Integração Pessoal, busca atingir as raízes sintetizadoras dos mais diversos sofrimentos psicossomáticos, possibilitando ao sujeito uma ressignificação de suas vivências, o que demostrou contribuir efetivamente para a redução dos sintomas depressivos.
Palavras-chave: Depressão, BDI, ADI/TIP.