66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 1. Sociologia
O ESTUDO DO AÇAÍ COMO ELEMENTO DEFINIDOR DA IDENTIDADE E SUSTENTABILIDADE DO POVO PARAENSE
Gabriela Randel de Figueiredo - Discente / Escola Tenente Rego Barros - ETRB
Kathleen Sthefany Araújo Borges - Discente / Escola Tenente Rego Barros - ETRB
Liandra Maali da Silva Cardoso - Discente / Escola Tenente Rego Barros - ETRB
Rosiane Ferreira Gonçalves - Orientadora / Escola Tenente Rego Barros - ETRB
INTRODUÇÃO:
Este projeto foi realizado no ano de 2013, por meio da disciplina de Sociologia da Escola Tenente Rêgo Barros (ETRB), vinculada ao Primeiro Comando da Aeronáutica, em Belém, Pará. Atualmente, este projeto faz parte do Clube Açaí Ciências, espaço criado no final do ano de 2013 para desenvolver atividades de iniciação científica com alunos da Educação Básica na referida escola.
A escolha desse tema se deu a partir da constatação de que o estado do Pará é o maior produtor, consumidor e exportador de açaí do mundo. Este é conhecido como “ouro roxo”, dada sua importância econômica, social e cultural para a população paraense. Além de liderar o mercado da fruticultura nacional, exportando cerca de 500 mil toneladas por ano, possui forte identificação com a população ribeirinha, que se ocupa de sua extração, comercialização e, em especial do consumo do suco do açaí, em suas refeições diárias. Mas o consumo do açaí também caiu no gosto da população local, sendo, na atualidade, identificado como um elemento definidor da identidade do paraense.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Traçar um perfil da construção da identidade e da sustentabilidade do povo paraense a partir de sua relação com a extração, comercialização e consumo do açaí.
MÉTODOS:
O projeto foi desenvolvido durante o ano letivo de 2013 e participaram 25 alunos no desenvolvimento das atividades de coleta de dados e informações, análise dos dados e apresentação de resultados no Seminário de Iniciação Científica da Escola Tenente Rêgo Barros, realizado no mês de novembro do referido ano.
A pesquisa de campo foi realizada nos municípios de Belém e Abaetetuba, onde se utilizou um formulário com questões abertas e fechadas para traçar o perfil da construção da identidade e da sustentabilidade do povo paraense. Foram entrevistadas 315 pessoas, sendo 245 de Belém e 70 de Abaetetuba. Participaram das entrevistas jovens, adultos e idosos. Utilizou-se como estratégia, ouvir informantes de diversas faixas etárias e de locais diferentes em Belém, dentre eles, os consumidores e batedores de açaí do Mercado do Ver-O-Peso, cartão postal da capital paraense.
Para subsidiar a investigação e análise dos dados, os alunos realizaram pesquisa bibliográfica e observação direta in loco, durante as pesquisas nos referidos municípios.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O desenvolvimento do projeto trouxe resultados positivos, tanto do ponto de vista da aprendizagem por meio de um tema gerador como o açaí, quanto do universo apreendido pelos alunos por meio da pesquisa científica, os quais passaram a compreender melhor a realidade do açaí no contexto paraense, amazônico, nacional e internacional.
A partir da análise dos dados e informações coletadas foi possível perceber que o açaí é de fato um elemento definidor da identidade e da sustentabilidade do povo paraense. Cerca de 90% da população entrevistada afirmou que o açaí é um símbolo regional, sendo portanto, um caractere que identifica as pessoas que vivem no território paraense. Dentre as principais categorias de identificação das pessoas com o açaí estão: consumo diário, complemento alimentar e geração de renda. É comum, sobretudo para as famílias ribeirinhas, o açaí constituir a única refeição diária, consumindo-o inclusive no período da entressafra. Nos núcleos urbanos, o açaí assume a função de completo alimentar, contudo, para vários entrevistados, é um alimento que não pode faltar na mesa do paraense. Os entrevistados são também de forte opinião de que a exportação do açaí é de suma importância para o desenvolvimento da economia local, porém é também prejudicial ao consumo local, uma vez que boa parte do açaí coletado no Pará é destinado a outros estados e à exportação internacional. Nesse aspecto, contudo, foi possível constatar que o açaí se tornou elemento que garante a sustentabilidade da população local em diversos aspectos, pois ao mesmo tempo em que alimenta, garante o sustento por meio da geração de emprego e renda e ainda embala o imaginário paraense com seus mitos, lendas e crendices.
CONCLUSÕES:
A realização do projeto proporcionou uma realidade nova no ensino e aprendizagem de temas da Sociologia, como Identidade e Desenvolvimento sustentável. Os alunos se identificaram e se envolveram com o tema, pois estavam abordando uma realidade que ao mesmo tempo é próxima, é, também, distante. Isso deu o incentivo necessário para que eles buscassem não somente conhecer sua relação pessoal com o açaí, mas como suas famílias e a sociedade e economia local construíram essa história e novas relações de sustentabilidade econômica, social e cultural.
Por meio da pesquisa científica foi possível construir um trabalho sólido, que junto com outras atividades investigativas desenvolvidas na ETRB, resultaram na criação do Clube Açaí Ciências, com o objetivo de envolver o corpo discente e docente em atividades de iniciação científica, associando o ensino e a pesquisa na Educação Básica.
Palavras-chave: Identificação sociocultural, Desenvolvimento Sustentável, Estado do Pará.