66ª Reunião Anual da SBPC |
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o): SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA |
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 1. Ciência da Computação |
PROMOÇÃO DO DESEMPENHO COGNITIVO (PRODC) DE IDOSOS COM DÉFICIT COGNITIVO LEVE |
Willian Gulgielmin - Faculdade do Gama, UnB Lourdes Mattos Brasil - Orientadora - Faculdade do Gama, UnB |
INTRODUÇÃO: |
O déficit cognitivo é considerado um importante fator antecessor de prejuízos funcionais em populações idosas (CASTRO & GUERRA, 2008). Este é definido como sendo caracterizado pelo declínio de memória associado ao déficit de pelo menos mais outra função cognitiva com intensidade suficiente para interferir no desempenho social ou profissional do indivíduo (LAUTENSCHLAGER, 2002). O tratamento do déficit cognitivo é de fundamental importância para idosos afetados por esse mal, pois compromete significativamente a qualidade de vida dos mesmos. Dessa forma, novas técnicas estão surgindo para tentar inibir esse mal da forma mais eficaz possível. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
O projeto intitulado de ProDC (Promoção do Desempenho Cognitivo) tem como objetivo de- senvolver um sistema eficiente que atenda as peculiaridades do usuário idoso com declínio cog- nitivo leve ou demência leve, baseado em jogos computacionais (SANTOS et al, 2012). |
MÉTODOS: |
Os jogos foram construídos seguindo algumas considerações com os terapeutas ocupacionais e ainda as boas práticas da engenharia de software. Desta forma os jogos elaborados ti- nhamcomo objetivo atender a pelo menos um grupo de funções cognitivas. Assim, os jogos foram estudados e analisados segundo a técnica utilizada por terapeutas ocupacionais, denominada análise da atividade, a fim de conhecer, analisar, adaptar e graduar os jogos para o público alvo da pesquisa (HERSCH, 2005). |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
Construíram-se nove jogos que foram centrados na aquisição de conhecimento entre os alunos das engenharias envolvidas e alunos de terapia ocupacional, possibilitando que os mesmo pos- sam ter aplicabilidade em testes experimentais com o público-alvo. Estes jogos construídos puderam ser utilizados em uma primeira intervenção realizada pe- los terapeutas ocupacionais, com quatorze idosos no Lar dos Velhinhos em Taguatinga – DF. O Lar dos Velhinhos é uma filial da associação São Vicente de Paulo de Belo Horizonte. Na intervenção utilizou-se os jogos para que na prática durante um determinado período de tempo, onde cada tempo foi dividido em sessões, os idosos pudessem não apenas ser analisados, mas também passarem por um momento de descontração. |
CONCLUSÕES: |
A utilização de um processo de software facilita na produção dos jogos, pois o mesmo forne- ce uma base de artefatos e dispõe as fases de forma a auxiliar a produção dos mesmos. As- sim, mesmo com mudanças e adaptações a realidade dos desenvolvedores, o processo uti- lizado na construção dos jogos se mostrou eficaz para o caso do ProDC, pois melhorou em aproximadamente 60% a produção dos jogos. A próxima etapa no desenvolvimento deste projeto se focará no desenvolvimento de no- vos jogos, assim como na otimização do design gráfico das versões beta dos jogos já exis- tentes para oferecer uma alternativa de intervenção prazerosa para os pacientes, para que possam melhorar seu desempenho nas atividades do dia a dia. |
Palavras-chave: Jogos, Déficit Cognitivo, Reabilitação. |