Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
LEVANTAMENTO DAS MACRÓFITAS AQUÁTICAS EM DUAS GRADES DO PPBIO NO ESTADO DE RORAIMA
Raissa Mª Sampaio de Paiva 1
Ruth Caroline Prill Gomes 2
Lorrane Aesha Malta Feitoza 3
Lucilia Dias Pacobahyba 4
1. Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da UFRR, bolsista PIBIC - CNPq
2. Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da UFRR, bolsista PIBIC - CNPq
3. Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da UFRR, bolsista CENBAM
4. Bióloga, professora do Centro de Estudos da Biodiversidade da UFRR, orientadora
INTRODUÇÃO:
As macrófitas aquáticas são plantas flutuantes, fixas ou livres, que representam grandes biomassas vegetais e importantes produtores primários, habitando desde brejos até ambientes totalmente alagados. Durante muitos anos foram consideradas pouco importantes para o metabolismo dos ecossistemas aquáticos, porém com o aprofundamento do conhecimento ficou evidenciado o seu importante papel na troca de nutrientes, na produção primária e na estabilização de sedimentos. Desta maneira o estudo desses vegetais torna-se importante para a conservação e preservação dos corpos d’agua. O objetivo deste trabalho foi determinar a composição floristica dos ambientes aquáticos em duas grades do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) do Ministério da Ciência e Tecnologia – Campus experimental do Cauamé (UFRR) e Campus experimental do Água Boa (Embrapa) – que representam áreas de savana do estado.
METODOLOGIA:
As coletas foram realizadas trimestralmente abrangendo períodos de seca e cheia, em lagos e igarapés. O material fértil foi coletado, fotografado e processado de acordo com as técnicas usuais de herborização, sendo identificados com auxilio de bibliografia especifica e consultas a especialistas da área para posterior incorporação ao herbário da UFRR.
RESULTADOS:
Foram identificados treze gêneros distribuídos em onze famílias sendo a mais representativa a Nymphaeaceae. O levantamento floristico revelou a presença na grade da UFRR de Aeschynomene cf. mollicula, Bacopa reflexa, Fuirena umbrelata, Eleocharis interstincta, Eichornia azurea, Echinodorus tenellus, Ludwigia Leptocarpa, Ludwigia sedoides, Nymphaea rudgeana, Nymphaea cf. gardneriana, Nymphoides indica, Sauvagesia erecta e Utricularia gibba. Na grade da Embrapa foi identificado Nymphaea sp. e Mayaca fluviatilis. Sagittaria rhombifolia foi a única espécie coletada nas duas grades; a maioria dos exemplares apresentou forma de vida flutuante fixa, estando todas presentes em ambos os períodos.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos demonstraram uma grande diversidade na grade do Cauamé em comparação com a outra grade pesquisada, sendo a riqueza de espécies encontrada nestas áreas considerada baixa se comparada à encontrada em outros estudos feitos em Roraima. Diante disso, torna-se necessário a continuação do levantamento floristico para uma melhor contribuição ao conhecimento sobre a flora das áreas alagadas do estado.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Flora, Plantas aquáticas, Savana.