Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
FLEBOTOMÍNEOS LUTZOMYIA (DIPTERA: PSYCHODIDAE) DE ÁREAS PERI-URBANAS DO MUNICÍPIO DE RORAINÓPOLIS, RORAIMA, BRASIL
Jaime de Liege Gama Neto 1
Mahedy Araujo Bastos Passos 2
1. Pesquisador, M.Sc., Museu Integrado de Roraima. E-Mail: jaimebio@hotmail.com
2. Bióloga, M.Sc., – INPA/AM, Aluna de Doutorado. E-Mail: mahedypassos@hotmail.com
INTRODUÇÃO:
Os flebotomíneos são pequenos insetos hematófagos representados, no Novo Mundo, pelos gêneros Brumptomyia, Lutzomyia e Warilea. O gênero Lutzomyia apresenta importância médica pelo fato das fêmeas de algumas espécies serem comprovadas ou suspeitas vetores de Leishmania spp, agente etiológico das mais variadas formas de leishmanioses humanas, transmitindo o parasito aos humanos no momento do repasto sanguíneo. No período de 2008 a 2009 foram realizadas coletas de flebotomíneos nas áreas peri-urbanas do Município de Rorainópolis, nos bairros Andaraí, Pantanal e Bole-bole, com o objetivo de verificar a presença de espécies vetores e inferir sobre o risco de transmissão peri-domiciliar de Leishmania a humanos naquela região.
METODOLOGIA:
O município de Rorainópolis está localizado na região sul do estado de Roraima, interligado à capital Boa vista através da BR-174. A vegetação local é tipicamente de floresta Amazônica, todavia, nas áreas periurbanas encontra-se totalmente alterada, sendo composta principalmente por vegetação secundária, conhecida na região por capoeira. As coletas de flebotomíneos foram realizadas através de armadilhas luminosas tipo CDC instaladas a 1m de altura do solo, no limite entre a capoeira e as habitações humanas. Em cada bairro foi instalada, simultaneamente e uma vez por mês, uma armadilha, que funcionou durante 4 dias consecutivos no intervalo das 18:00 às 6:00 horas do dia seguinte, totalizando, ao final de dez meses, 4.800 horas de coleta. A identificação das espécies seguiu a classificação proposta por Young & Duncan (1994).
RESULTADOS:
Foram capturados 136 flebotomíneos do gênero Lutzomyia, distribuídos entre 22 espécies e 1 grupo de espécies, destacando-se o encontro de L. anduzei, L. davisi, L. flaviscutellata e L. umbratilis, vetores comprovados de Leishmania spp a humanos na região amazônica. As espécies L. umbratilis e L. anduzei são, respectivamente, vetores primário e secundário da Leishmania (Viannia) guyanensis, parasita que causa leishmanioses cutâneas, geralmente com múltiplas lesões de pele. A L. flaviscutellata se reveste de importância epidemiológica por ser o principal vetor da L. (L.) amazonensis, parasita causador da leishmaniose cutânea caracterizada por uma única ferida ou causando a Leishmaniose Cutânea Adrenérgica Difusa em paciente com deficiência do sistema imune mediado por células. Recentemente, na Serra dos Carajás, estado do Pará, a L davisi, que pode ser uma espécie importante na transmissão da LTA na região amazônica, foi encontrada naturalmente infectada por L. (V.) braziliensis, parasita que tende a produzir lesões nas mucosas nasal, faringeal e laringeal dos humanos.
CONCLUSÃO:
O encontro, nas áreas peri-urbanas de Rorainópolis, de espécies de flebotomíneos comprovadas vetores de Leishmania spp, indica risco de transmissão peri-domiciliar de Leishmania a humanos nos bairros periféricos do município, sendo necessária a implementação de medidas de prevenção e controle de vetores nessas áreas, visando a prevenção de casos de leishmaniose nos bairros pesquisados.
Instituição de Fomento: 1Financiado pelo CNPQ e FEMACT/RR através do Programa de Pesquisas Prioritárias para o SUS – PPSUS
Palavras-chave: Phlebotominae, Leishmania, Leishmaniose .