Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
SELEÇÃO DE LINHAGENS DE LEVEDURAS DE SOLO PRODUTORAS DE LIPASE E PROTEASE
Wilames Bezerra Sousa 1
Marcos José Salgado Vital 2
1. Acadêmico do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFRR
2. Biológo, Prof. Dr. do Centro de Estudos da Biodiversidade – CBio da UFRR
INTRODUÇÃO:
A diversidade genética e metabólica dos microrganismos tem sido explorada há muitos anos, visando à obtenção de produtos biotecnológicos. As lipases, que compreendem um grupo singular de enzimas hidrolíticas que atua na interface óleo-água, têm sido utilizadas em uma variedade de segmentos, como as indústrias de processamento de alimentos, no desenvolvimento de aromas e maturação de queijos e corantes alimentares, na obtenção de insumos e fármacos; na síntese de substâncias químicas finas e na indústria cosmética. Também tem merecido destaque o uso de lipases no tratamento de resíduos gordurosos oriundos, principalmente, das indústrias de laticínios, papel, processamento de couro entre outras fortemente poluidoras. As proteases estão envolvidas em uma grande variedade de funções fisiológicas complexas como catabolismo de proteínas; coagulação sangüínea; crescimento e migração celular; arranjo de tecidos; morfogênese; ativação de precursores de enzimas e liberação de hormônios. Têm papel importante em processos patológicos inflamatórios, crescimento tumoral e metástase.
METODOLOGIA:
Inicialmente as leveduras, isoladas de amostras de solo do Parque Nacional do Viruá/RR e depositadas na coleção do Laboratório de Microbiologia do CBio/UFRR, foram revigoradas em meio nutritivo (ágar sabouraud e ágar nutritivo) e incubadas a 25 ºC, durante 72 horas. A produção de lipase foi testada usando-se o meio Gorodkowa (glicose 0,1%; peptona 1,0%; NaCl 0,4% e ágar 1,5%) suplementado com 2,0% (V/V) de óleo de oliva e 1,0% de solução de corante Rodamina B à concentração de 1mg/L previamente esterilizado por filtração. A produção de protease foi avaliada utilizando-se o meio YM (glicose 1,0%; peptona 0,5%; extrato de levedura 0,3%; extrato de malte 0,3% e ágar 2,0% ), suplementado com 5,0% (V/V) de uma solução aquosa de gelatina a 8,0% autoclavada separadamente. As placas foram incubadas a 25 ºC por 15 dias sendo realizadas leituras após 5 e 12 dias da incubação.
RESULTADOS:
Um total de 184 leveduras foi submetido ao procedimento de revigoração, destas, apenas em 2 leveduras (VR 14(2) e VR 135), ou 1,09% das leveduras conservadas, apresentaram características que atendiam ao objetivo de verificar a capacidade de produção dos substratos desejados: lipase e protease. A levedura VR 14(2) apresentou uma boa capacidade de produção da enzima protease; já com relação a enzima lipase a levedura não apresentou uma produção constante. A VR 135 apresentou bom desempenho quando da produção de lipase e não demonstrou capacidade de produzir protease, no procedimento adotado.
CONCLUSÃO:
Novos procedimentos devem ser adotados para revigorar as leveduras selecionadas, as quais devem ser submetidas aos testes de produção de enzimas.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Palavras-chave: enzimas, produção, solos.