Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
FLORA APÍCOLA EM TORNO DO IFRR- CAMPUS NOVO PARAÍSO
Sonicley da Silva Maia 1
Taynara Jéssica Lima 1
Rosa Maria Cordovil Benezar 2
1. Alunos do IFRR - Campus Novo Paraíso
2. Bióloga Msc. Prof do IFRR, orientador. Email: rosamaria@ifrr.com.br
INTRODUÇÃO:
O sul do estado de Roraima é caracterizado pela riqueza de flora que é frequentemente ameaçada devido ao elevado número de desmatamento e/ou queimadas descontroladas. Essas ações antrópicas interferem diretamente no comportamento dos respectivos polinizadores ocasionando um déficit na apicultura, pois a economia do sul do estado está estreitamente ligada à produção de mel. Este trabalho teve como objetivo identificar a flora apícola no entorno do IFRR – Campus Novo Paraíso.
METODOLOGIA:
A princípio foram feitas observações das plantas em estágio floral. Em seguida, foram avaliadas as visitas das abelhas. As avaliações foram feitas observando o comportamento em relação à flor e ao tempo de pouso. Após as observações, foram realizadas as coletas das mesmas, fazendo o uso de rede entomológica e coleta de material botânico para posterior identificação. As observações foram feitas três vezes por semana nos meses de abril e maio (8 – 10h) e setembro (6 – 9:30h).
RESULTADOS:
As plantas das famílias verbenáceas, turneráceas estavam em floração, porém, as abelhas da família apideae tiveram preferência por Mimosa pudica e Cyperus sp. Na espécie Mimosa pudica elas pousam, circulam sobre a inflorescência e executam movimentos vibratórios, facilitando a retirada do pólen. Observando as flores em microscópio, verificou-se que as anteras possuem mais de uma abertura, facilitando assim a liberação do pólen que envolve todo corpo da abelha. Ao levantar vôo, as abelhas retiram o excesso de pólen, fazendo movimentos característicos e depositam o pólen nas corbículas. Todo esse processo é realizado no período médio de quatro segundos e quarenta e um milésimos. Nas espécies de Cyperus, as apideas pousam e percorrem a inflorescência do tipo espiga procurando assim o pólen através de movimentos vibratórios. Ao levantar vôo, a mesma executa a limpeza corporal retirando o excesso de pólen e armazenando nas corbículas. Esse procedimento ocorre em um segundo e cinqüenta e quatro milésimos. Avaliando o comportamento das apideas verificou-se que em cada inflorescência as abelhas executam o mesmo movimento vibratório e que no período das 6 as 8h há um número maior de abelhas visitando as Mimosa pudica, reduzindo assim o número de visitas as espécies Cyperus.
CONCLUSÃO:
Os resultados sugerem que estas espécies são importantes para as apideas, pois elas contribuem bastante para o fornecimento de matéria prima visto que, para a produção de mel é necessário o néctar e o pólen como fonte protéica para as larvas da colméia.
Instituição de Fomento: do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR/ Campus Novo Paraíso
Palavras-chave: abelha, pólen, Roraima.