Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
ADUBAÇÃO E PRODUTIVIDADE DE AMENDOIM DE PORTE ERETO EM RORAIMA
Oscar José Smiderle 1
Juliana Maria Espíndola Lima 2
Larisse Souza de Campos Oliva 3
1. Eng.Agr.DSc. Pesquisador Embrapa Roraima, Orientador. ojsmider@cpafrr.embrapa.br
2. Acadêmica de Ciências Biológicas Faculdade Cathedral. Bolsista PIBIC/CNPq
3. Acadêmica de Agronomia Universidade Federal de Roraima. Estagiária Embrapa
INTRODUÇÃO:
Os cultivos com amendoim no Brasil atendem diferentes mercados, incluindo a comercialização de vagens e sementes “in natura” no mercado interno, a indústria de alimentos e a extração de óleo, em menor escala. O objetivo do trabalho foi avaliar características agronômicas e a produtividade de grãos de amendoim de porte ereto em função de adubação em área de cerrado em Roraima. O experimento foi realizado no Campo Experimental Monte Cristo de fevereiro a maio 2010, pertencente a Embrapa Roraima, distante 18 km de Boa Vista, RR.
METODOLOGIA:
O solo, um Argissolo Vermelho Amarelo em delineamento experimental de blocos ao acaso, com cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos: 1= Convencional: adubação de base com 100 kg ha-1 de P2O5 (SFS) e 90 kg ha-1 de K2O (KCl); 2= Intermediário: aplicação de 50% do convencional + alternativo; 3= Alternativo: aplicação de 1000 kg ha-1 de fosfato natural, no plantio da soja; 4= alternativo + 12,5 m-3 ha-1 de manipueira aplicada no sulco antes da semeadura (diluição em água 1:1); 5= Alternativo + 10 t ha-1 de casca de arroz carbonizada, aplicada na superfície do solo aos 30 dias após a emergência das plantas. A parcela apresentava as dimensões de 2 m x 4 m e foi cultivada com a linhagem 184AM L-7creme, material de porte ereto e grãos com tegumento creme. O espaçamento foi de 0,45 m entre fileiras, com população 5 plantas m-1.Foram avaliados o ciclo de cultivo; peso de 100 vagens, peso de sementes de 100 vagens, produtividade de vagens e de grãos e o rendimento relativo de grãos.
RESULTADOS:
Os resultados médios obtidos foram submetidos a análise de variância e teste de médias, Tukey a 5% de probabilidade. A linhagem 184AM L-7creme apresentou produtividades médias de vagens, para as distintas adubações avaliadas, entre 5.444 e 7.018 kg ha-1 de amendoim em casca, resultando em 4.048 a 5.097 kg ha-1 de grãos, tendo em vista que em média 73,14% das vagens eram grãos (RR). Já a média do experimento foi de 4.457 kg ha-1 de grãos de amendoim, indicando o desempenho da cultura nas condições de Roraima. Visualiza-se perspectivas para o cultivo e a utilização do amendoim, especialmente em pequenas propriedades do Estado, como alternativa para diversificação da produção e renda, bem como para algumas áreas maiores com adoção de alta tecnologia incluindo a mecanização. A produção de vagens é influenciada pela adubação, verificando-se na adubação convencional superioridade em relação a utilização de casca de arroz carbonizada ou com suprimento obtido da manipueira. Os pesos de 100 vagens, de 100 sementes, peso de casca, peso em sementes de 100 vagens e o rendimento relativo de grãos não diferem significativamente em função das adubações.
CONCLUSÃO:
Verifica-se rendimento relativo médio de 73,1% o que indica adaptação da cultivar ao ambiente de cultivo. O aproveitamento da manipueira para suprimento de potássio, aplicado em cobertura, resulta em produtividade superior a 4.040 kg ha-1 de grãos de amendoim.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Arachis hypogaea, produtividade, manipueira.