Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
BIOMETRIA E QUALIDADE DE SEMENTES DE PINHÃO MANSO EM PLANTAS DE DIFERENTES IDADES
Juliana Maria Espíndola Lima 1
Oscar José Smiderle 2
1. Acadêmica de Ciências Biológicas da Faculdade Cathedral, Bolsista PIBIC/CNPq
2. Eng. Agr., D.Sc., Pesquisador Embrapa Roraima, orientador.
INTRODUÇÃO:
O pinhão manso é uma planta perene cujas sementes contêm cerca de 27 a 35% de óleo, utilizada para a obtenção de biodiesel. Esta planta, além de tolerante à seca, pode se desenvolver em vários tipos de solo, inclusive naqueles arenosos, pedregosos, salinos, alcalinos e rochosos, os quais, sob o ponto de vista nutricional e físico, são restritivos ao pleno desenvolvimento de raízes. O pinhão manso vem sendo plantado visando o controle de erosão, a recuperação de áreas degradadas, a contenção de encostas e de dunas, e ao longo de canais, rodovias, ferrovias, e como cerca viva em divisões internas ou nos limites de propriedades rurais. O objetivo do trabalho foi separar sementes de pinhão manso em duas classes por tamanho e avaliar a qualidade fisiológica dessas sementes produzidas em área de cerrado de Roraima e armazenadas nos frutos.
METODOLOGIA:
As sementes utilizadas neste trabalho foram obtidas em plantas de cultivo estabelecido em campo com a emergência das plântulas ocorrendo em janeiro de 2006 e janeiro de 2007, na unidade experimental estabelecida na fazenda Santa Cecília, localizada no Município do Cantá, Roraima. Os frutos foram colhidos das plantas em janeiro 2009, secos na sombra e se estabeleceu os lotes que foram armazenados no Laboratório de Analise de Sementes (LAS) da Embrapa Roraima até a retirada das sementes do interior dos frutos, realizada em maio 2010. As sementes obtidas dos dois lotes (velhas e novas) foram submetidas a seleção, por agitação manual em peneira 9x15 mm, onde separou-se duas classes, as sementes que passaram pela peneira e as que ficaram retidas. Após a seleção foram realizadas as medições de comprimento, largura e espessura das sementes com paquímetro digital e em seguida a pesagem individual das sementes. Em seguida foi instalado o teste de germinação das sementes.
RESULTADOS:
Para as sementes velhas e novas não houve variação com relação ao comprimento, largura e espessura das sementes. As sementes retidas na peneira 9x15 apresentaram peso médio superior a 0,8 g (entre 0,800 e 0,899 gramas) e nas que passaram o peso médio ficou em 0,5 g. O resultado de germinação das sementes velhas mostra que as sementes retidas na peneira 9x15 mm germinam 63% em média, sendo este valor superior ao obtido para as sementes que passaram pela peneira (56%). As sementes novas apresentaram maior diferença entre as duas classes, para a porcentagem de germinação, as sementes retidas na peneira 9x15 mm resultam em 72% de germinação enquanto que as que passaram germinam 49%.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que por apresentar maior massa e pelo armazenamento no interior dos frutos por 12 meses, as sementes retidas na peneira 9x15 mm apresentam melhor qualidade fisiológica.
Instituição de Fomento: Embrapa/ FINEP
Palavras-chave: Jatropha curcas, vigor, tamanho de sementes .