Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 4. Fitogeografia
Ocorrência e distribuição geográfica de pajurá em Roraima
Otoniel Ribeiro Duarte 1
Jane Maria Franco de Oliveira 1
Teresinha Costa Silveira de Albuquerque 1
Mahedy Araujo Bastos Passos 2
Dalton Roberto Schwengber 1
1. Pesquisador. D.Sc. Embrapa Roraima
2. Pesquisador. D.Sc. Embrapa Roraima
3. Pesquisador. D.Sc. Embrapa Roraima
4. Bióloga. M.Sc. Doutoranda do INPA
5. Pesquisador. M.Sc. Embrapa Roraima
INTRODUÇÃO:
Cada vez mais os recursos genéticos da Amazônia têm despertado grande interesse da comunidade científica internacional e o conhecimento de sua ocorrência e dispersão é de fundamental importância para a ciência, sendo o primeiro passo para os programas de melhoramento genético e domesticação, facilitando as programações de coleta e preservação. O pajurá (Couepia bracteosa Bentham) também conhecido como pajurá da mata ou pajurá verdadeiro é uma fruteira nativa de ótimo sabor e muito apreciada na região, sendo que em Roraima seu consumo é totalmente procedente do extrativismo e de pouca oferta, sendo encontrado esporadicamente nos comércios do sul do Estado.
METODOLOGIA:
As excursões de identificação e georreferenciamento das plantas de pajurá tiveram início em 1997, quando foi identificada a primeira planta no sul do município de Rorainópolis, a partir de então se estendeu o levantamento para todo o estado de Roraima. Para cada município se elaborou um mapa com a distribuição das vicinais para facilitar o planejamento e organizar as excursões. Em seguida se procedeu coletas de informações com os produtores rurais visando a localização de plantas para em seguida se realizarem as excursões. Para o mapeamento da ocorrência e distribuição geográfica da espécie se utilizou GPS registrando latitude, longitude e altitude e em bloco de notas se registrou observações complementares como porte das plantas, presença de floração e frutificação e densidade de plantas. As coordenadas foram tabuladas em planilha Excel para posterior confecção do mapa de dispersão.
RESULTADOS:
Foram registradas plantas de pajurá nos municípios de Caroebe, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Rorainópolis e Caracaraí, delimitando sua área de ocorrência no extremo sul do Estado, área essa delimitada pela perimetral Norte. Esta espécie em Roraima tem seu habitat em mata tropical úmida com precipitações anuais acima de dois mil milímetros, em ambiente de terra firme, confirmando as informações da literatura especializada. Nenhum elemento foi registrado em áreas inundáveis.
CONCLUSÃO:
Esse trabalho registra a ocorrência do pajurá em Roraima e permite conhecer de forma bastante precisa sua distribuição geográfica no Estado, servindo de subsídio a futuros trabalhos científicos. Pela distribuição geográfica da espécie fica evidente sua exigência quanto a necessidade de precipitações mais elevadas e solos permeáveis.
Palavras-chave: Couepia bracteosa, distribuição geográfica, ocorrência, Roraima.