Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 3. Ecologia Terrestre
ECOLOGIA DA REGENERAÇÃO DE ESPÉCIES ARBÓREAS EM UMA ÁREA DE SAVANA EM RORAIMA: O PAPEL NUCLEADOR DAS ÁRVORES-BERCÁRIO
Alessandra Corleta 1
Moisés Mourão Jr. 2
Reinaldo Imbrozio Barbosa 3
1. UFRR/PRONAT (Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais)
2. Embrapa/CPATU - Belém
3. INPA/Núcleo de Pesquisas de Roraima
INTRODUÇÃO:
Árvores-berçário promovem efeitos benéficos que favorecem o estabelecimento de plântulas de sua própria espécie, bem como de outras espécies, possuindo um papel de nucleação de espécies ao redor de sua área de influência O objetivo deste estudo foi o de entender os padrões de restauração e auto-regeneração sob a influência da área da copa de quatro espécies de árvores-berçário dominantes na região das savanas (lavrados) de Roraima, norte da Amazônia brasileira: Curatella americana L., Byrsonima crasssifolia (L.) H.B.K, Byrsonima coccolobifolia Kunth e Roupala montana Aubl.
METODOLOGIA:
O estudo levou em conta a composição, a riqueza (S) e a diversidade (H’, Shannon-Weaver) de plantas arbóreo-arbustivas encontradas sob a copa destas espécies nucleadoras, além de fazer uma comparação dos resultados através do índice de similaridade de Sørensen e fatores edáficos. Também foram avaliados os estágios de vida (plântula, jovem e estabelecido) e o padrão de distribuição espacial destes indivíduos sob as copas das espécies avaliadas.
RESULTADOS:
Os resultados indicam que as árvores-berçário estudadas possuem preferências de estabelecimento vinculadas aos fatores edáficos, notadamente textura e saturação por alumínio, e que isto está relacionado à diversidade de plantas sob seu domínio de copa. A auto-regeneração é marcante, principalmente nas espécies simpátricas do gênero Byrsonima (48% para B. crassifolia e 46% para B. coccolobifolia) e em menor grau em R. montana (12%) e C. americana (6%). A riqueza e a diversidade foram maiores sob a copa de C. americana (S=16; H’=1,389-1,824), enquanto que as demais tiveram índices menores: R. montana (S=13; H’=1,453-1,992), B. coccolobifolia (S=12; H’=0,669) e B. crassifolia (S=10; H’=0,864-1,908). A maioria dos indivíduos arbóreo-arbustivos encontrados sob a área de influência de B. coccolobifolia foi de auto-regeneração (46%). Sob C. americana, a espécie Randia formosa esteve presente com 33% dos indivíduos, enquanto que sob R. montana, as espécies Connarus favosus e B. crassifolia possuíam 23% do total. Das espécies inventariadas sob a copa dos indivíduos nucleadores foi constatado que B. crassifolia, E. punicifolia, E. suberosum e X. aromatica são espécies sem exigência nutricional para seu estabelecimento, enquanto C. americana e R. grosourdyana exigem solos menos ácidos.
CONCLUSÃO:
É sugerido que as condições de estresse ambiental (sazonalidade do regime pluviométrico, solos de baixa fertilidade e alta frequência de fogo), transmitam às espécies nucleadoras um importante papel na manutenção e formação da diversidade vegetal das savanas de Roraima. Isto é devido ao efeito favorável ao recrutamento e à manutenção das espécies regionais. A substituição das espécies-berçário por outras exóticas pode gerar efeitos danosos ao ambiente, como perda da diversidade regional.
Instituição de Fomento: PPI/INPA (2005-2007) - Ecologia e Manejo dos Recursos Naturais das Savanas de Roraima.
Palavras-chave: Restauração, auto-regeneração, diversidade.