Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
AS PRINCIPAIS GRAMÍNEAS USADAS COMO FONTE ALIMENTAR DOS RUMINANTES DA VILA NOVA COLINA NO MUNICÍPIO DE RORAINOPOLIS - RORAIMA
Rosimery Menezes Frisso 1
Rafael do Nascimento Baltar 1
Fábio Dias Silva 1
Wolney Costa Parente 1
Rosa Maria Cordovil Benezar 2
1. Alunos:Técnico Nível Médio Integ. Agrop.IFRR-Campus Novo Paraiso
2. Engº Agrônomo, Secretaria de Agricultura-RR orientador;wolnei80@yahoo.com
3. Profª Msc. - IFRR, orientador;rosamaria@ifrr.edu.br
INTRODUÇÃO:
O setor pecuarista em algumas regiões do Brasil tem se tornado cada ano mais fortalecido, pois tem-se investido bastante em fontes alimentares que se adaptem com certa facilidade no campo e dê um bom retorno nutricional aos animais. Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento das principais gramíneas utilizadas como fonte alimentar dos ruminantes da Vila Nova Colina no Município de Rorainopolis-Roraima bem como sondar o conhecimento dos pecuaristas sobre manejo de pastagem.
METODOLOGIA:
Foram visitadas trinta e oito propriedades fazendo uso de questionários fechados contendo: qual o tipo de gramínea utilizada; qual a finalidade e as formas de manejo.
RESULTADOS:
Relacionando a importância das gramíneas utilizadas na região da Vila Nova Colina no município de Rorainópolis, obtiveram-se os seguintes resultados. Brachiara Brizanta 52%, Brichiara Humindicula 34%, Mombaça 8% e o MG5 com 6%. Segundo os pecuaristas os motivos pelos quais os levam a utilizarem a gramínea Brachiara Brizanta são: fácil adaptação ao solo, resistência e tolerância a seca. Essa espécie não costuma ser muito exigente quanto aos fatores edáficos. As demais gramíneas também são utilizadas por fatores semelhantes acrescentando-se ainda o fato de que o sul do estado de Roraima possui muitas áreas alagadiças e para minimizar este problema para o rebanho, faz-se o uso de Brachiara Humindicula para que aja todo o aproveitamento de área. Segundo eles outro fator é que essas gramíneas são mais acessíveis e os mesmos terem certo conhecimento popular sobre elas.
CONCLUSÃO:
Verificou-se que os pecuaristas da Vila Nova Colina do município de Rorainópolis necessitam de auxilio quanto às formas de manejo, pois é interessante que os mesmos conheçam o mínimo sobre as condições fisiológicas de crescimento e composição nutricional da planta, visto que estudos têm mostrado que o uso consorciado de gramíneas e leguminosas em pastagens, tem se tornado uma boa opção para alimentação dos ruminantes, pois as leguminosas são excelente fonte protéica.
Palavras-chave: gramíneas, manejo, Roraima.