Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
A INVISIBILIDADE DO/A NEGRO/A NA TV
Edvania Kehrle Bezerra 01
1. Esp. em Psicossociologia das Relações Afro-brasileiras-UFRR, Servidora do IFRR.
INTRODUÇÃO:
A televisão, na atualidade, ocupa o patamar da principal fonte de informação e divertimento dos brasileiros, distribuída em quase 100% dos nossos lares, e, por isso mesmo, foi escolhida como objeto de estudo, concentrando as atenções para as produções de três canais da TV aberta, a fim de investigar a relação dessa mídia para com a imagem dos afro-brasileiros, que hoje constituem quase metade da população brasileira, evidenciando questões sobre identidade e racismo.
METODOLOGIA:
Apoiada em indícios demonstrados em outras pesquisas já realizadas, foi feita uma busca na programação desses três canais de TV, através das suas grades de programação, dispostas nos respectivos sites das emissoras citadas. Foram escolhidas duas categorias de programas - variedades e jornalismo - com o objetivo de identificar a existência de apresentadores/as negros/as e comparar com o total e/ou a parcela de não negros/as. É importante destacar que para efeito de observação, por conta da dificuldade de obter a autodefinição dos apresentadores, e também por ser o modo mais comum utilizado como critério pela população para identificar o/a negro/a, foram utilizadas às características físicas, em especial a cor, para realizar a identificação dos diferentes grupos étnico-raciais dos apresentadores/as.
RESULTADOS:
Como resultado, foi possível confirmar o que nossos olhos assistem na TV, uma grade de programação “branca”: de um total de 73 apresentadores, distribuídos nas duas categorias analisadas, apenas temos a ocorrência de uma apresentadora negra, o que corresponde a aproximadamente 1,36% do total. Os resultados obtidos desta análise são bastante claros em confirmar o quanto permanece forte o hábito nacional da visão eurocentrista e do branqueamento das imagens e símbolos afro-brasileiros, assim como confirma o papel que a mídia exerce na reprodução e perpetuação da invisibilidade da imagem do/a negro/a.
CONCLUSÃO:
A constatação é de que a comunicação de massa, de maneira geral, ainda tem apresentado a imagem “branca” como sendo o padrão de beleza, inteligência e simpatia, o que acaba por provocar, associada à ausência da imagem do afro-brasileiro, uma relação de depreciação dos/as afrodescendentes.
Palavras-chave: afro-brasileiros, afrodescendentes, mídia.