Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 2. Botânica Aplicada
FITOPEDOLOGIA DE DISJUNÇÕES FLORESTAIS (ILHAS DE MATA) EM UMA ÁREA DE SAVANA DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA, RORAIMA.
NAIARA MARTA CONCEIÇÃO DOS SANTOS 1
FRUTUOSO DO VALE JUNIOR 2
REINALDO IMBROZIO BARBOSA 3
CINTIARA SOUZA MAIA 4
WOLNEY COSTA PARENTE 5
ELIANA FERNANDES FURTADO 6
1. Mestre (UFRR/ PRONAT, Boa vista-RR)
2. Doutor (UFRR/CCA, Boa Vista-RR);
3. Doutor (INPA/NPRR, Boa Vista-RR);
4. Especialista (IFERR, Caracarai-RR);
5. Mestre ( UFRR/ PRONAT, Boa vista-RR)
6. Mestre (UFRR/ PRONAT, Boa vista-RR)
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste estudo foi o de entender os padrões fitopedológicos ocorrentes nas Formações Florestais (ilhas de mata) de uma área de savana do Município de Boa Vista, Roraima.
METODOLOGIA:
Foram amostradas quatro ilhas florestais localizadas nas áreas de savana. Em cada ilha foram estabelecidas cinco trincheiras para classificação do solo, sendo uma central à ilha e mais quatro seguindo o direcionamento cardinal, distanciadas 100 m uma das outras. De cada uma destas trincheiras foram estabelecidos quatro transectos lineares (4 m x 20 m) que, da mesma forma, foram montados seguindo as quatro direções cardinais. Cada trincheira possuía uma profundidade de 200 cm como modal (trincheira central) e, as demais (pontos cardinais), com 40 cm. Nessas trincheiras foram coletadas amostras indeformadas e deformadas nas profundidades de 0-10 cm, 10-20 cm e de 20-40 cm. As amostras indeformadas foram utilizadas para estudo de densidade dos solos, enquanto as amostras deformadas, para análises físicas e químicas. Foi estabelecida uma amostragem florística para todos os indivíduos arbóreos com DAP ≥ 10 cm presentes nos transectos com o objetivo de realizar uma análise fitossociológica.
RESULTADOS:
Os resultados indicaram que a principal classe de solos presente nas ilhas amostradas foram os Latossolos (12 trincheiras e 4 ilhas), seguidos de Plintossolo (6 trincheiras e 2 ilhas) e Latossolo Vermelho-amarelo (2 trincheiras e 1 ilha). As espécies arbóreas de maior representatividade geral foram Abarema floribunda (Mimosaceae), Pouteria petiolata (Sapotaceae) e P. macrophilla (Sapotaceae), representando os maiores índices de valor de importância (IVI) de todo o levantamento. O padrão fitopedológico ordenado pela análise genérica (espécies x características físicas e químicas do solo) indicou que Tabebuia incana, T. serratifolia e Sorocea cf. guilleminiana são exclusivas de Latossolo (altas concentrações de alumínio tóxico e matéria orgânica, alta acidez e média de Potássio e Magnésio). Por outro lado, espécies como Protium aracouchini e P. petiolata estão presentes apenas em tipologias com melhor fertilidade de solo, em especial com maiores concentrações de matéria orgânica, média de Magnésio e argila e baixa toxidez de Al.
CONCLUSÃO:
Os resultados apontaram que as ilhas de mata estudadas podem possuir mais de uma classe de solo determinando diferenças na composição florística e, portanto, definindo diferentes fitopedounidades. Estes achados são de extrema importância para tomadas de decisão que incorporem ações de conservação do solo e uso dos recursos naturais em encraves florestais derivados das áreas de savana de Roraima.
Palavras-chave: Fitossociologia, Padrão de distribuição, Pedologia.