Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 3. Clínica Médica
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA NO ESTADO DE RORAIMA E HIV ASSOCIADA
Anny Karolyne Rossi 2
Alexander Sibajev 3
Maria Lucia Magalhães Palma 4
Vinícius de Almeida Pelloso 5
1. Apoio financeiro PIBIC-CNPq
2. Acadêmica do curso de Medicina da UFRR, Bolsista PIBIC-CNPq
3. Prof. Dr. - do curso de Medicina da UFRR, Orientador
4. Prof. Mestre do curso de Medicina da UFRR
5. Acadêmico do curso de Medicina da UFRR
INTRODUÇÃO:
A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença de evolução crônica que acomete, isoladamente ou em associação, a pele e as mucosas do nariz, boca, faringe e laringe. É causada por protozoário do gênero Leishmania e transmitida pelas fêmeas dos insetos conhecidos genericamente como flebotomínios. No Brasil, tem caráter endêmico e está distribuída em todos os estados. Houve mudança no padrão de transmissão e perfil dos pacientes afetados: inicialmente, os casos predominavam em adultos jovens do sexo masculino, agora, a doença passou a atingir também crianças e mulheres. Atualmente, houve aumento no registro de casos da co-infecção Leishmania-HIV, que passou a ser considerada como emergente e de alta gravidade. O trabalho teve como objetivo analisar a distribuição espacial, temporal e atributos pessoais da leishmaniose tegumentar americana (LTA) no Estado de Roraima, que poderão subsidiar as ações do programa de vigilância e controle da doença e fazer um investigativo sobre a co-infecção da LTA com o HIV.
METODOLOGIA:
Realizou-se um levantamento epidemiológico transversal e retrospectivo, por meio da análise de notificações de casos de LTA, cedidas pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) de Roraima, RR. O período analisado foi de 01 de janeiro de 2006 a 31 de dezembro de 2009. Foram levantados: sexo, faixa etária, co-infecção Leishmania-HIV, forma clínica, evolução do caso e raça. O estudo seguiu os padrões éticos para a consulta de notificações.
RESULTADOS:
Foram encontradas 1.470 notificações de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) no período estudado, com 350 notificações no ano de 2006, 314 no ano de 2007, 378 no ano de 2008 e 428 casos no ano de 2009. O sexo masculino foi o mais acometido pela doença representando aproximadamente 82%. Em relação à faixa etária, 20-34 anos (38,02%) seguido pelas faixas etárias 35-49 (20,74%) foram as mais acometidas. Entre as formas clínicas de LTA a mais prevalente foi a forma cutânea representando aproximadamente 94,76%. Em relação à associação da LTA com o HIV em 2006 não foram encontrados registros. De 2007 a 2009, dos 1.120 casos, 35 casos com ambas as doenças, 469 negativos para co-infecção, e 616 fichas não foram preenchidas nesse quesito. A raça mais acometida foi a parda com 874 casos. Avaliando a evolução do caso, 1.254 casos evoluíram para a cura com o tratamento, 31 casos foram registrados abandono do tratamento e em 176 casos esse item não foi preenchido, deixando o caso em aberto por não preenchimento ou término de prazo de encerramento da ficha. E de 2007 a 2009 foi registrado somente um óbito por LTA. Os municípios nos quais foram constatados o maior número de casos de LTA são: Rorainópolis com 18,70%, seguido pelo Caroebe com 15,98% e em terceiro lugar Pacaraima com 7,75%.
CONCLUSÃO:
A Leishmaniose Tegumentar Americana é uma doença com vários focos em nossa região acometendo principalmente homens na idade adulta com predomínio da forma cutânea da doença. Foi constatado que alguns itens da ficha de notificação não foram preenchidos o que deixa uma falha nos levantamentos epidemiológicos e dificulta a ação preventiva dos órgãos responsáveis.
Instituição de Fomento: PIBIC-CNPq
Palavras-chave: Brasil, epidemiologia, Leishmania.