Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
CONFIRMAÇÃO DE Xanthomonas axonopodis pv. vignicola COMO AGENTE CAUSAL DA MANCHA-BACTERIANA EM FEIJÃO-CAUPI EM BOA VISTA-RR
Washington Luis Manduca da Silva 1
Stéfanny Araújo Martins 1
Isabel Santos Diniz 1
Bernardo de Almeida Halfeld-Vieira 2
Kátia de Lima Nechet 2
Giovanni Ribeiro Souza 2
1. Universidade Federal de Roraima-UFRR
2. EMBRAPA/Roraima
INTRODUÇÃO:
Segundo a literatura, três patovares de Xanthomonas axonopodis têm gama de hospedeiros relacionados. É sabido que X. a. pv. vignicola é capaz de incitar doença em Vigna unguiculata (L.) Walp. e Phaseolus vulgaris (L.), enquanto, X. a. pv. glycines tem como hospedeiros Glycine spp. e P. vulgaris. Entretanto, X. a. pv. phaseoli apresenta, dentre essas três espécies vegetais, apenas P. vulgaris como hospedeira.Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi identificar a qual patovar de Xanthomonas axonopodis pertence um isolado obtido de planta de feijão-caupi, em Boa Vista, RR.
METODOLOGIA:
O ensaio foi conduzido em casa de vegetação localizada na Embrapa Roraima. O isolado 399H, previamente caracterizado por testes bioquímicos como Xanthomonas axonopodis, foi inoculado por pulverização em plantas de feijão-caupi cv. Bragança, feijão-comum var. Carioca e soja cv. Tracajá, cultivadas em vasos de 1 kg de capacidade, com duas plantas por vaso, onde cada hospedeiro foi representado por 10 vasos, sendo 5 tratamentos inoculados e outros 5 não inoculados (testemunha) . O inóculo bacteriano foi obtido pelo cultivo da bactéria em meio de cultura 523 de Kado & Heskett a 25°C, durante 48 horas. Posteriormente, uma suspensão foi preparada e ajustada a Abs540= 0,2 em espectrofotômetro e as plantas inoculadas 14 dias após o semeio, pela pulverização de suspensão bacteriana nas faces abaxial e adaxial das folhas, mantendo-se em câmara úmida por 24 horas. As avaliações foram efetuadas 17 dias após a inoculação, com a observação da presença de sintomas nas folhas.
RESULTADOS:
Foram verificadas pequenas necroses, pontuais nas plantas de feijão-comum e soja. A evolução dos sintomas foi observada somente em plantas de feijão-caupi. Colônias típicas de Xanthomonas, foram observadas apenas nos isolamentos oriundos de plantas de feijão-caupi. A identidade da bactéria foi confirmada por meio do padrão de xantomonadina. Os resultados indicaram que esta bactéria pertence ao patovar vignicola, havendo uma especificidade pelo feijão-caupi como hospedeiro. Verifica-se que as lesões observadas nas outras espécies foram devido a reação de hipersensibilidade, configurando interação de incompatibilidade.
CONCLUSÃO:
A bactéria Xanthomonas axonopodis pv. vignicola é o agente causal da mancha-bacteriana em feijão-caupi em Roraima.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: bacteriologia, etiologia, Roraima.