Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO DA MELANCIA EM FUNÇÃO DE DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO
Washington Luis Manduca da Silva 1
Pablo Lima de Souza Cruz 1
Lindemberg de Matos Galvão 1
Márcio Mesquita Barros 1
Wellington Farias Araújo 1
1. Universidade Federal de Roraima -CCA-UFRR
INTRODUÇÃO:
Em Roraima, o cultivo da melancia teve impulso significativo na década de 90, e a área de cultivo tem se expandido pela boa adaptação da planta as condições edafoclimáticas do Estado. Para bons rendimentos, a cultura deve mostra-se com bom desenvolvimento vegetativo, produção de ramos e número de folhas que irá proporcionar uma relação de equilíbrio entre fonte e drenos. Sabe-se que o nitrogênio é o macroelemento que mais influencia o desenvolvimento da cultura. Nesse sentido. O objetivo do trabalho foi verificar os efeitos da adubação nitrogenada sobre o desenvolvimento vegetativo da cultura da melancia cv. Crimson Sweet.
METODOLOGIA:
O ensaio foi conduzido sob condições de campo (abertura), localizada no campo experimental do Centro de Ciências Agrárias/UFRR, em um Latossolo Amarelo. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições e cinco tratamentos (doses de nitrogênio, (N1=50; N2=100; N3=150e N4=200 kg ha-1). A irrigação foi por gotejamento com o uso do tubo gotejador com linha lateral de 40 m de comprimento, e espaçada a cada 2,0 m. Os emissores tinham espaçamento de 0,5 m e vazão nominal de 4,5 L-1, sendo o manejo da irrigação feito com base na evaporação do tanque Classe A com turno de rega diário. As variáveis analisadas foram comprimento dos ramos (aos 30, 45, 60 e 75 dias após o plantio (DAP)), número de folhas (aos 30, 45, 60 e 75 DAP). Os dados foram submetidos à análise de variância e de regressão com o auxílio do programa estatístico SISVAR, com os níveis de probabilidade de até 5% pelo teste “F”.
RESULTADOS:
O comprimento dos ramos apresentou ajustes quadráticos nos períodos estudados (30, 45, 60 e 75 DAP), onde as doses de N que proporcionaram os maiores crescimento oscilaram de 231,7 kg ha-1 a 270,1 kg ha-1. Para número de folhas, as doses de N que proporcionaram os maiores valores oscilaram de 209 kg ha-1 a 288,8 kg ha-1.
CONCLUSÃO:
A cultivar de melancia testada respondeu às doses de nitrogênio, no que diz respeito a todas as variáveis analisadas (comprimento do ramo, número de folhas).
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Citrullus lanatus Thumb. Mansf., crescimento vegetativo, Roraima.