Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
PILHAS E BATERIAS X IMPACTOS AMBIENTAIS: UMA ABORDAGEM VOLTADA PARA O MUNICÍPIO DE BOA VISTA
Elen Caccia Rocha de Aquino 1
Ivanise Maria Rizzatti 2
Evangelista Ferreira de Lima 2
1. GRADUANDO EM QUIMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
2. PROFESSOR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
INTRODUÇÃO:
Entre os inúmeros problemas que o planeta enfrenta, destaca-se a poluição ambiental gerada por metais pesados. Atualmente os metais estão presentes na maioria dos lares, pois compõem diversos produtos, um exemplo são as pilhas e baterias que apresentam em sua composição uma infinidade de metais potencialmente prejudiciais a saúde e ao meio ambiente se descartados inadequadamente. A maioria da população descarta as pilhas e baterias juntamente com o lixo comum, ou por falta de conhecimento dos malefícios ocasionados ou por falta de alternativa de descarte. No estado de Roraima, observa-se anualmente um aumento no consumo de pilhas, tanto na capital Boa Vista quanto no interior do Estado onde a população faz uso contínuo devido à falta de eletricidade na maioria das casas. Este trabalho tem por objetivo verificar se a população boa vistense tem conhecimento da presença de metais pesados na composição de pilhas e baterias, averiguar a destinação final desse material, além de constatar se existe a fiscalização nos estabelecimentos que comercializam este produto e se os mesmos já dispõem de coletores para fazer o recebimento do produto esgotado.
METODOLOGIA:
No desenvolvimento deste trabalho, inicialmente fez-se um levantamento bibliográfico sobre o tema, e após, aplicou-se um questionário para 100 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Tancredo Neves localizada no Bairro Tancredo Neves e 100 moradores dos bairros Centro e Santa Luzia da cidade de Boa Vista-RR. Realizou-se visitas e entrevistas através de questionários a 7 estabelecimentos comerciais escolhidos aleatoriamente na cidade de Boa Vista, para saber a destinação final do material e a 5 órgãos relacionados ao Meio Ambiente, que foram IBAMA, Femact, Secretaria Municipal de
Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Indígenas e EMHUR, a fim de esclarecer se existe fiscalização sobre o recolhimento e o descarte correto de pilhas e baterias na cidade de Boa Vista.
RESULTADOS:
O questionário aplicado aos alunos da Escola Estadual Tancredo Neves e aos moradores dos bairros Santa Luzia e Centro mostrou que apesar de 80 a 90% dos entrevistados terem conhecimento da presença de metais pesados na composição de pilhas e baterias, 65 a 90% fazem o descarte de todas as pilhas e baterias usadas no lixo doméstico, 60 a 90% não conhece os pontos de coleta, 84 a 90% nunca fizeram a devolução e 42 a 60% acreditam que a responsabilidade sobre as pilhas e baterias depois de esgotadas deveria ser do fabricante.
Em relação aos demais entrevistados, verificou-se que apenas as autopeças recolhem o material esgotado, e que nenhum dos órgãos disponibiliza coleta seletiva nem realiza a fiscalização aos estabelecimentos comerciais
CONCLUSÃO:
Analisando os resultados notou-se que a população de Boa Vista necessita urgentemente de campanhas e palestras educativas e disponibilização de coletores, para que possa ter consciência e fazer o descarte de maneira adequada, pois através destas medidas conseguiremos diminuir os impactos causados ao meio ambiente e a saúde através do descarte inadequado de pilhas e baterias.
Palavras-chave: meio ambiente, metais pesados, descarte.