Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 4. Fitogeografia
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DE CUPUÍ EM RORAIMA
Otoniel Ribeiro Duarte 1
Teresinha Costa Silveira de Albuquerque 1
Jane Maria Franco de Oliveira 1
Mahedy Araújo Bastos Passos 2
Dalton Roberto Schwengber 1
Jaime de Liege Gama Neto 3
1. Embrapa Roraima
2. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
3. Museu Integrado de Roraima - MIRR
INTRODUÇÃO:
A Amazônia tem incontestável importância no que se refere a seus recursos genéticos vegetais e dentre estes as fruteiras tem despertado grande interesse da comunidade científica internacional e o conhecimento da ocorrência e dispersão de suas espécies é de fundamental importância para a ciência, sendo o primeiro passo para os programas de melhoramento genético e domesticação, facilitando as programações de coleta e preservação. O cupuí (Theobroma subincanum Mart.) é uma fruteira silvestre parente do cupuaçu, sendo muito perecido com este, mas de tamanho bem menor e de aroma pouco expressivo, embora o sabor é considerado superior ao primeiro. A literatura cita sua dispersão como em toda a Amazônia Legal, ocorrendo em matas de terras altas e preferencialmente as margens dos igarapés onde é grande a umidade do terreno. Muito apreciado para a feitura de refrescos, o cupuí é, também, fruto básico na alimentação dos animais da floresta, principalmente os macacos.
METODOLOGIA:
As excursões de trabalho de identificação e georreferenciamento das plantas de cupuí foram feitas em todos os municípios do Estado no período de 1994 a 2010. Para cada município se elaborou um mapa com a distribuição das vicinais para facilitar o planejamento e organizar as excursões. Após se iniciou as coletas de informações com os produtores rurais visando a localização de plantas para em seguida se realizarem as excursões. Para o mapeamento da ocorrência e distribuição geográfica da espécie se utilizou GPS registrando latitude, longitude e altitude e em bloco de notas se registrou observações complementares como porte das plantas, presença de floração, frutificação e densidade de plantas. Em planilha Excel foram tabuladas as coordenadas para posterior confecção do mapa de dispersão.
RESULTADOS:
Foram identificadas e georreferenciadas plantas de cupuí nos municípios de Caroebe, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Rorainópolis, Caracaraí, Cantá, Iracema, Mucajaí, Alto Alegre e Amajari, evidenciando sua ampla dispersão nas áreas de mata tropical úmida. Em Roraima esta espécie ocorre em ambiente de terra firme e áreas temporariamente inundáveis, sendo que sua maior freqüência ocorre nas matas do leste do Estado, principalmente junto ás serras da região do Apiaú.
CONCLUSÃO:
No presente trabalho registrou-se a ocorrência do cupuí em Roraima e permitiu conhecer de forma bastante precisa sua dispersão, o que servirá de subsídios a futuros trabalhos científicos. Pela distribuição geográfica da espécie e freqüência conclui-se que o cupuí é uma fruteira comum e abundante nas matas tropicais úmidas do sudeste, sul, sudoeste e leste do estado de Roraima.
Palavras-chave: dispersão, fitogeografia , fruteira nativa, ocorrência, Theobroma subincanum.