Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
MONITORAMENTO DO MANEJO DO SOLO EM HORTAS PERIURBANAS NA CIDADE DE BOA VISTA, RORAIMA
Teresinha Costa Silveira de Albuquerque 1
Kátia de Lima Nechet 1
Silvio Levy Franco Araújo 2
Lourenço de Souza Cruz 2
Otoniel Ribeiro Duarte 1
1. Eng. Agr., D.Sc., Pesquisador Embrapa RR
2. Eng. Agr., Analista Embrapa RR
INTRODUÇÃO:
O erro dos agricultores de superestimar ou subestimar as doses de nutrientes utilizadas em hortas periurbanas, prejudicando não só a produtividade e a qualidade dos cultivos, como também causando prejuízo econômico e ambiental em virtude dos excessos de fertilizantes é muito comum, visto não se utilizarem de critérios técnicos para determinar corretamente as quantidades de adubos orgânicos e minerais necessárias em cada situação de cultivo, assim como as quantidades de calcário. O objetivo deste trabalho foi identificar os principais problemas técnicos enfrentados pelos agricultores em relação ao manejo do solo e fertilização orgânica e mineral dos cultivos.
METODOLOGIA:
No intuito de atingir o objetivo proposto realizou-se o monitoramento de algumas propriedades no entorno de Boa Vista (RR), que produzem hortaliças e frutas, no período de abril a dezembro de 2009. Como parte do processo de monitoramento, foi realizada a coleta de amostras de solo nas áreas de produtores envolvidos no trabalho, realizando-se a análise química.
RESULTADOS:
Ao compararmos os resultados obtidos com os valores padrões, observou-se que o solo não trabalhado, coletado ao redor dos canteiros apresentava teores entre altos e elevados tanto de nutrientes, como de matéria orgânica, o que permitiria utilizar esse solo para o cultivo de hortaliças. Quanto aos resultados da análise do solo dos canteiros após a queima da palha de arroz, no solo com as cinzas e no solo do canteiro após a colocação de matéria orgânica, seja na forma de esterco, como na forma de composto, verificaram-se teores elevadíssimos não só de nutrientes, principalmente de P e K, bem como teores elevados de Na e desequilíbrio entre os cátions Ca e Mg, resultando na queima da borda das folhas da alface.
CONCLUSÃO:
Concluindo-se que solos nestas condições tornam-se impróprios para o cultivo, visto os elevados teores de sais. Como solução para o problema, foi sugerida não realizar a queima da casca de arroz sobre os canteiros e a elaboração de composto com a casca, juntamente com os materiais orgânicos obtidos em áreas adjacentes, em feiras e outros locais. A compostagem poderá ser utilizada como alternativa, resultando em um composto rico em nutrientes e condicionador da estrutura física e química do solo.
Palavras-chave: agroecologia, fertilização, compostagem.