Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 10. Geociências
RESULTADOS PRELIMINARES DE UM ESTUDO HIDROGEOLÓGICO NA REGIÃO DO PROJETO DE ASSENTAMENTO NOVA AMAZÔNIA
Raisa Fagundes de Figueiredo 1
Fábio Luiz Wankler 2
Márcia Phelipe Martins de Mello 3
Roberto Câmara Araújo 4
1. Acadêmica do curso de Geologia da UFRR
2. Professor Doutor do Instituto de Geociências da UFRR
3. Bióloga da empresa Cataratas Poços Artesianos S.A
4. Professor Doutor do Departamento de Física da UFRR
INTRODUÇÃO:
O Sistema Aquífero Boa Vista (SABV) é um aquífero livre a semiconfinado, dominantemente granular, que ocupa uma área de 14.000 km2, onde vive 80% da população do estado de Roraima, que dependem deste importante reservatório para suprir suas necessidades de abastecimento. Esta situação é mais grave na área rural, como é o caso dos assentados rurais no Projeto de Assentamento Nova Amazônia (PANA), onde o modelo de explotação do aquífero é típico dos pequenos agricultores localizados na área de Savana do Estado de Roraima: utilização de poços amazonas precariamente construídos, que servem tanto para o abastecimento humano como animal e para irrigação de lavouras. Isto se deve ao fato das reservas hídricas superficiais (mananciais e canais fluviais) localizarem-se distantes das áreas de produção e das residências de assentados, criando-se assim uma enorme dependência com os reservatórios subterrâneos e, ao mesmo tempo, expondo-os a contaminação oriunda de fontes domésticas e da atividade agrícola. As informações geológicas e hidrológicas do reservatório nas áreas rurais do estado são escassas e espacialmente mal distribuídas.
METODOLOGIA:
A metodologia envolveu o mapeamento em campo da área de pesquisa com identificação das unidades litológicas; descrição e interpretação de perfil litológico composta a partir de dados de 15 poços tubulares da área do PANA; coleta de dados de nível freático, pH, condutividade elétrica, nitrato e temperatura de 5 poços (quatro amazonas e um tubular) através de sonda multiparâmetro da marca YSI, modelo 6920, com intervalo de dois meses para cada medida em um ano hidrológico.
RESULTADOS:
A análise do perfil litológico sugere que a roch é predominantemente arenosa, mostrando uma granodecrescência ascendente da base para o topo da unidade. Foi identificado no intervalo entre 8 a 12 metros ocorrência de lentes de argilas cuja frequência que foram identificadas nas descrições dos poços indicam que este nível apresenta uma redução significa no fluxo vertical e assim possa vir a ser, localizadamente, semi-confinado. A comparação entre os dados de poço de afloramento da área de estudo e de áreas vizinhas sugere que a rocha reservatório deve apresentar uma estratificação vertical de sua condutividade hidráulica, causada pela concentração de uma fração grossa na base. Os resultados mostram que o Sistema Aquífero Boa Vista na área de estudo apresenta-se granular, livre a localizadamente semi-confinado, mostrando uma heterogeneidade granulométrica que pode vir a influenciar no comportamento da condutividade hidráulica vertical e horizontal e apresentando variações de pH, temperatura, condutividade elétrica e nível freático que acompanham a sazonalidade climática da área.
CONCLUSÃO:
As características hidrogeológicas do aquífero sugerem que o aqüífero é bastante vulnerável a contaminação, devido o reduzido tempo de exposição de agentes oxidantes e adsorventes na zona de aeração.Assim, é recomendado ações de curto prazo, como de conscientização ambiental e capacitação no manejo de recursos hídricos junto aos moradores locais, do contrário estas fontes de poluição poderão se alastrar, impactando uma área mais larga do aqüífero.
Palavras-chave: Formação Boa Vista, hidrogeologia, Sistema Aquífero Boa Vista.