Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
MEIO AMBIENTE E GESTÃO AMBIENTAL: UM OLHAR SOBRE OS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA/RR.
Sandra kariny Saldanha de Oliveira 1
Fabiana Aparecida Vaz 2
Kélia Maria Ferreira Farias 2
Maxsuelem Oliveira da Silva 2
Adriana Rodrigues de Andrade 2
1. Biológa. Professora do Curso de Gestão Ambiental-Faculdade Atual da Amazônia-FAA
2. Bacharel em Administração, Faculdade Atual da Amazônia-FAA.
INTRODUÇÃO:
Em virtude da importância do gerenciamento sustentável dos resíduos sólidos pelos municípios, desenvolvemos este estudo de caso na empresa Construtora Soma responsável pela coleta de resíduos no município. Tendo como objetivo geral verificar se a mesma está desenvolvendo uma política de minimização e gerenciamento de resíduos sólidos no município de Boa Vista, levando em consideração os fatores ambientais, sócio-econômicos e políticos. Como objetivo específico: verificar quais ações são desenvolvidas na gestão dos resíduos sólidos levando-se em consideração o incentivo de programas que incorporem a filosofia dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), e da Educação Ambiental.
METODOLOGIA:
Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica para conhecer e desenvolver o tema abordado, realizou-se também pesquisa de campo de cunho qualitativa, onde por meio de entrevistas e observações in locus pode-se apreender sobre o objeto de estudo
RESULTADOS:
A empresa Construtora Soma dispõe de um modelo de gestão de resíduos domiciliares, que tem como escopo a redução do volume de lixo destinado ao aterro sanitário, porém não desenvolve a partir da conscientização ambiental da população a coleta seletiva. Analisando a filosofia dos 3RS, diagnosticamos que a empresa utiliza apenas a ferramenta reduzir durante as coletas, e que a mesma não prioriza nem dispõe da coleta seletiva que trabalha com a prática dos “3Rs”, a partir do desenvolvimento de políticas de minimização e gerenciamento de resíduos, isto é, não existem mecanismos na gestão dos resíduos feita pela empresa para diminuir a produção local de lixo e investimento em programas de educação ambiental.
CONCLUSÃO:
Certamente, o século XXI se inicia com a necessidade imperativa do estabelecimento de uma nova relação entre os humanos e a natureza e os humanos entre si para reverter o controverso quadro de degradação ambiental global e inclusive em seu próprio município, onde os problemas ambientais devem ser discutidos em busca de resoluções.
Palavras-chave: Resíduos sólidos, Responsabilidade Socioambiental, Coleta Seletiva..