Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
DIVERSIDADE DE ANFÍBIOS DE DUAS LOCALIDADES DO LAVRADO (Savana) DE RORAIMA
Priscila Alencar Azarak 1
Sebastião Pereira do Nascimento 2
Reinaldo Imbrózio Barbosa 3
1. Mestranda (UFRR/PRONAT)
2. Colaborador (INPA/Roraima)
3. Bolsista Produtividade CNPq (INPA/CPEC, Roraima)
INTRODUÇÃO:
Os anfíbios anuros correspondem ao maior grupo da Classe Amphibia (~5000 espécies), com a maioria vivendo nos trópicos. A fauna de anuros do lavrado constitui-se de grupos altamente especializados quanto aos fatores climático-ambientais e os recursos disponíveis para a sua sobrevivência. O estudo deste grupo pode produzir informações ecológicas importantes para a conservação ambiental. O objetivo deste estudo foi caracterizar a anurofauna de duas áreas distintas de lavrado (savana) situadas dentro do delineamento amostral estabelecido pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) em Roraima.
METODOLOGIA:
Entre outubro de 2009 e maio de 2010 foram realizadas 22 excursões para as áreas de estudo, sendo oito para a localidade Água Boa e 14 para o Monte Cristo. Este período corresponde à estação seca regional. A estratégia de coleta se deu de acordo com o protocolo adotado pelo PPBio, constituindo-se de dois métodos: (1) busca ativa visual e auditiva durante o período noturno, onde os anuros eram coletados a partir de "captura manual" e (2) armadilhas de queda (padrão pitfall). Após a captura os exemplares foram acondicionados em sacos plásticos, depois submetidos a um processo anestésico com solução de éter 40% e fixados com formol 10%. Os espécimes foram numerados e conservados em álcool 70% no laboratório.
RESULTADOS:
Nas duas áreas foram coletados 146 indivíduos (anuros) pertencentes a cinco famílias (Bufonidae, Hylidae, Leiuperidae, Leptodactylidae e Microhylidae) e distribuídos em 10 espécies (Rhinella marina, Rhinella granulosa, Rhinella sp, Pseudis limellum, Pseudis paradoxa, Pseudopaludicola sp, Pleurodema brachyops, Leptodactylus cf. fuscus, Leptodactylus cf. ocellatus, Elachistocleis ovalis). A área Monte Cristo apresentou maior riqueza e abundância de indivíduos (S=10; n=109) em relação ao Água Boa (S=7; n=37). De acordo com o índice de diversidade de Shannon (H’) a localidade Monte Cristo apresentou maior diversidade (0,84) de espécies em relação ao Água Boa (0,51).
CONCLUSÃO:
A baixa riqueza de espécies encontradas em ambas as áreas pode ser explicada pelo fato de o estudo ter sido realizado quase todo dentro do período seco.
Instituição de Fomento: Estudo apoiado pelo Núcleo Regional do PPBio em Roraima
Palavras-chave: Anuros, PPBio, riqueza.