Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
DISPERSÃO, DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E POTENCIAL INVASOR DA Acacia mangium Willd. NA SAVANA (LAVRADO) DE RORAIMA
Agnaldo de Aguiar Junior 1
Reinaldo Imbrozio Barbosa 2
José Beethoven Barbosa 3
Moisés Mourão Júnior 4
Flávia Pinto 5
1. Mestrando em Gestão Ambiental (UERR) e Analista Ambiental da (FEMACT-RR)
2. Doutor em Ecologia (INPA), Orientador do Curso de Mestrado em Gestão Ambiental
3. Doutor em Silvicultura (UFRR)
4. Mestre em Estatística (Embrapa, CPATU-Belém)
5. Mestre em Ecologia (INPA), Bolsista PCI/DTI
INTRODUÇÃO:
Em vários países as invasões biológicas através das espécies exóticas invasoras estão trazendo várias consequências negativas para o meio ambiente: dentre elas, interrupção de processos biológicos, redução da biodiversidade, extinção de espécies, além de modificações no funcionamento dos ecossistemas que podem afetar a saúde e o bem-estar humano, tendo implicações sobre o desenvolvimento sustentável. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial invasor da espécie Acacia mangium Willd. através da observação de sua dispersão e do comportamento de sua distribuição espacial em ambientes de savana de Roraima. A A. mangium é uma espécie arbórea exótica que foi introduzida comercialmente no estado de Roraima no ano de 1997. As áreas escolhidas para o estudo situam-se no entorno dos plantios comerciais definidos pelos Núcleos Mucajaí, Jacitara, Serra da Lua, Santa Cecília e Alvorada. Todos os núcleos estão distanciados pelo menos 35 km de Boa Vista.
METODOLOGIA:
Os métodos amostrais consistiram na realização de inventário florístico da vegetação arbóreo-arbustiva nativa, identificando a presença de indivíduos de A. mangium em quatorze parcelas (50 m x 1500 m cada uma) situadas no entorno dos diferentes núcleos.
RESULTADOS:
Foram observadas 1.915 plantas no levantamento total, sendo 625 (32,63%) de A. mangium. Verificou-se que a menor distância apresentada entre a borda do plantio e o aparecimento do primeiro indivíduo de A. mangium foi de 0,80 m e, a maior, de 872,45 m. Nove transectos apresentaram ocorrência de acácias com distância de até 200 m, quatro transectos com distâncias médias entre 200-750 m e um transecto com distância acima dos 750 m. O padrão de distribuição da A. mangium nos 14 transectos (parcelas) avaliados apresenta-se na forma agregada (contágio), quase sempre associada a alguma espécie arbórea típica da savana (árvore-berçário). Dentre as sete espécies de plantas nativas (árvores-berçário) que apresentaram ocorrências de acácias sob suas copas, três se destacaram: Curatella americana L., Byrsonima crassifolia (L.) H.B.K. e Bowdichia virgilioides Kunth.
CONCLUSÃO:
(i) existe dispersão espontânea da espécie A. mangium na savana de Roraima a partir dos plantios comerciais, (ii) quanto maior a distância do plantio comercial menor registros de acácias, sugerindo relação direta do poder de dispersão com a distância, (iii) espécies arbóreas nativas de maior altura e diâmetros de copa apresentaram significância para ocorrências de plantas de acácia sob sua copa e (iv) a espécie A. mangium possui potencial invasor em áreas de savanas (lavrado) de Roraima.
Palavras-chave: biodiversidade, estabelecimento inicial, invasão biológica.