Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
REDUÇÃO DA VIABILIDADE DE MICROESCLERÓDIOS DE Rhizoctonia solani POR RIZOBACTÉRIAS DO FEIJÃO-CAUPI
Isabel Santos Diniz 1
Kátia de Lima Nechet 2
Bernardo de Almeida Halfeld-Vieira 3
Giovanni Ribeiro de Souza 1
Stéfanny Araújo Martins 1
Washington Luis Manduca da Silva 1
1. Universidade Federal de Roraima
2. Eng. Agr., D.Sc., Pesquisadora Embrapa Roraima, Orientadora
3. Eng. Agr., D.Sc., Pesquisador Embrapa Roraima
INTRODUÇÃO:
A mela, causada pelo fungo de solo Rhizoctonia solani (teleomorfo Thanatephorus cucumeris), é uma das principais doenças na cultura do feijão-caupi (Vigna unguiculata) em Roraima. A doença é de difícil controle e medidas de controle vêm sendo investigadas para o manejo integrado da doença, dentre elas o uso de rizobactérias. Este trabalho teve como objetivo selecionar rizobactérias do feijão-caupi capazes de inibir a germinação de microescleródios de Rhizoctonia solani em casa de vegetação.
METODOLOGIA:
Para a obtenção de pecíolos de feijão-caupi colonizados por microescleródios, fragmentos padrões de 5cm de pecíolos de feijão-caupi foram colocados em placas de Petri contendo colônia de R. solani acrescida por 5 dias em Meio Batata-Dextrose-Agar (BDA). As placas foram mantidas em incubadora do tipo BOD a 25ºC durante 15 dias. Para obtenção das colônias de rizobactérias, os isolados foram semeados em placas de Petri contendo meio de cultura 523 de Kado & Hesket e mantidas em incubadora do tipo BOD a 26ºC por 24 horas. Após esse período, foi feita uma suspensão para cada rizobactéria na concentração padrão Abs540=0,3. Uma alíquota de 50ml foi depositada em copos plásticos contendo solo previamente desinfestado com fumigante de solo e quatro pecíolos colonizados com microescleródios de R. solani. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 51 tratamentos e quatro repetições, sendo cada repetição um copo. A testemunha foi representada pela adição de água destilada
RESULTADOS:
Após 10 e 20 dias foram retirados dois pecíolos de cada copo e de cada pecíolo retirados 10 microescleródios de R. solani que foram depositados em lâminas de vidro contendo uma camada de ágar água. As lâminas foram mantidas em incubadora do tipo BOD a 25ºC por 24 horas. Após esse período, contou-se o número de microescleródios germinados e por comparação com a germinação observada no tratamento testemunha calculou-se o índice de inibição da germinação. Das 50 rizobactérias testadas nove apresentaram índice de inibição de germinação acima de 40%, com destaque para duas (C41 e C61) com índice acima de 90% de inibição da germinação de microescleródios de R. solani em casa de vegetação.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos demonstraram que há rizobactérias isoladas do feijão-caupi que reduzem a viabilidade de microescleródios de R. solani in vivo e podem ser potenciais agentes de controle biológico da mela do feijão-caupi.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: controle biológico, Vigna unguiculata, murcha-da-teia-micélica .