Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
A INFLUÊNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS COLABORADORES DO SISTEMA “S”
FABIANA FERREIRA DA SILVA BRITO 1
1. Graduanda em Administração da Universidade Estadual de Roraima - UERR.
INTRODUÇÃO:
No âmbito contemporâneo das constantes mudanças organizacionais, surge a necessidade dos gestores utilizarem como ferramenta de gestão a avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores, já que avaliar o desempenho significa medir os comportamentos e seus resultados em termos do grau de sua contribuição para o alcance dos objetivos e metas da organização. Por isso, a avaliação de desempenho é considerada como um esforço para identificar as competências e habilidades do trabalhador ou de uma equipe de trabalhadores na consecução dos objetivos organizacionais. Assim, quando bem utilizada, visa empregados desenvolvidos, serviços eficientes e com qualidade e, clientes satisfeitos. Pensando nesses benefícios trazidos pela avaliação de desempenho, o objetivo desse estudo foi o descobrir de que maneira a avaliação de desempenho influencia o processo decisório dos gestores para o desenvolvimento profissional dos colaboradores.
METODOLOGIA:
O estudo é de multi-casos no Sistema “S” que é um conjunto entidades, de interesse de categorias profissionais, que estão voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica, que além de terem em comum seu nome iniciado com a letra S, têm raízes comuns e características organizacionais similares. Assim, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa em seis instituições do sistema S, em Boa Vista-RR, composta de seis entrevistas semi-estruturadas com os gestores, dentre estas em apenas três prosseguiu-se a pesquisa, por já existir aplicação da Avaliação de desempenho. Aplicou-se, então, 160 questionários com escala Likert de 5 pontos, abrangendo 2 diretores, 29 gerentes e 129 colaboradores.
RESULTADOS:
Os resultados preliminares da pesquisa foram analisados por meio da estatística descritiva da survey e da análise de conteúdo das entrevistas em profundidade e apontam diferenças entre as organizações pesquisadas, em especial, quanto a aplicação da avaliação, como: método utilizado, periodicidade e feedback. No entanto, apesar do desconforto de serem avaliados, os pesquisados afirmam que as avaliações não apresentam em sua essência caráter punitivo.
CONCLUSÃO:
Assim, a maioria dos pesquisados afirmam conseguir visualizar resultados e influências positivas no desenvolvimento profissional com o uso da avaliação de desempenho. Consideram também, que os gestores utilizam os atuais métodos de avaliação para o desenvolvimento profissional e organizacional, inclusive ofertando após a avaliação, capacitação e treinamento quando percebido necessário.
Palavras-chave: avaliação de desempenho, gestão, desenvolvimento.