Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE PIMENTA EM FUNÇÃO DA COLHEITA E DO ARMAZENAMENTO
Oscar José Smiderle 1
Juliana Maria Espíndola Lima 2
Jane Maria Franco de Oliveira 1
1. Eng.Agr.DSc. Pesquisador Embrapa Roraima, Orientador. ojsmider@cpafrr.embrapa.br
2. Acadêmica de Ciências Biológicas Faculdade Cathedral. Bolsista PIBIC/CNPq
3. Eng.Agr.DSc. Pesquisadora Embrapa Roraima. jane@cpafrr.embrapa.br
INTRODUÇÃO:
Estudos relacionados à maturação e colheita de frutos são importantes, tendo em vista que as sementes alcançam sua máxima qualidade no campo. Tais conhecimentos são imprescindíveis para a definição da época de colheita, uma vez que a deterioração das sementes pode ocorrer em função da permanência prolongada no campo. Nas espécies de crescimento indeterminado como a pimenta, onde o florescimento e frutificação são continuados, pode-se encontrar frutos em diferentes estádios, numa mesma planta. Este evento dificulta a determinação da época da ocorrência da maturidade fisiológica das sementes e o momento mais adequado para a colheita dos frutos. O vigor das sementes é resultante de um conjunto de características que determina seu potencial fisiológico. Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a influência da idade dos frutos e do período de repouso pós-colheita na qualidade fisiológica de sementes de pimenta (Capsicum sp.).
METODOLOGIA:
O cultivo da pimenta foi realizado em casa de vegetação nas dependências da Embrapa Roraima em Boa Vista, de março a junho de 2009. Foi realizada uma única colheita dos frutos em diferentes estádios de maturação, identificados pelas seguintes colorações: vermelho intenso (maduros); verde alaranjado (de vez) e verde (imaturos). Metade dos frutos colhidos tiveram suas sementes extraídas imediatamente após a colheita e a outra metade foi mantida em condições ambiente, por dez dias, antes da extração. As sementes, após retiradas dos frutos, ficaram expostas ao ambiente sombreado antes da realização da primeira avaliação. As sementes foram avaliadas quanto a germinação, peso úmido e seco das plântulas e obtido o índice de velocidade de germinação pela contagem diária das sementes germinadas. Estas avaliações foram realizadas aos zero e 90 dias após a extração das sementes dos frutos.
RESULTADOS:
Os resultados médios obtidos foram submetidos a análise de variância e teste de médias, Tukey a 5% de probabilidade com auxilio de software estatistico em delineamento fatorial 3x2 (3 estádios de maturação, 2 períodos de avaliação). Os resultados mostraram que a retirada antecipada de frutos (verde alaranjados e verdes) das plantas possibilita produção de novos frutos tendo em vista não mais dispender energia com a manutenção destes. As sementes retiradas de frutos vermelhos apresentaram melhor qualidade inicial. O repouso das sementes no interior dos frutos, após a colheita, permitiu obter sementes de melhor qualidade principalmente para frutos verde alaranjado, inclusive para os verdes. Para as sementes de frutos vermelhos a permanência por mais dez dias no interior dos frutos prejudicou a qualidade. O armazenamento das sementes em envelopes de papel em ambiente de laboratório por 90 dias conservou a qualidade das sementes.
CONCLUSÃO:
Pelos resultados obtidos conclui-se que a colheita dos frutos com coloração verde alaranjado seguido de repouso por dez dias pode ser utilizado para a obtenção de sementes de pimenta capsicum de alta qualidade fisiológica. Para frutos maduros a retirada das sementes imediata após a colheita propicia boa qualidade fisiológica.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Capsicum annuum, vigor, maturação.