Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
CRESCIMENTO MICELIAL DE LINHAGENS DE Lentinula edodes EM MEIOS SUPLEMENTADOS COM CASCAS DE FRUTOS DA REGIÃO AMAZÔNICA
Lorena Vieira Bentolila de Aguiar 1
Ceci Sales-Campos 2
Meire Cristina Nogueira de Andrade 3
1. Aluna de Graduação de Ciências Naturais - UFAM. INPA/ CPPF. Bolsista PIBIC CNPq.
2. Dra. INPA/ CPPF. Pesquisadora.
3. Dra. INPA/ CPPF. Bolsista DCR - CNPq/ FAPEAM -Orientadora.
INTRODUÇÃO:
O Lentinula edodes é um fungo comestível que apresenta um alto valor gastronômico, nutricional e medicinal, interligado a uma importante habilidade de degradação de resíduos. E para que a produção de L. edodes e outros cogumelos comestíveis, seja viável economicamente, é recomendado o aproveitamento de resíduos localmente abundantes, bem como a utilização de linhagens aptas para o cultivo nesses resíduos, já que essas linhagens diferem entre si em relação as suas preferências nutricionais, características físico-químicas e principalmente à produtividade, fatores que são determinantes para o cultivo.
METODOLOGIA:
Dessa forma, foram testadas dez linhagens de L. edodes (LED 12, LED 20, LED 25, LED 27, LED 33, LED 35, LED 51, LED 55, LED 58 e LED 75), em meio de cultura à base da infusão de serragem de eucalipto (Eucalyptus camaldulensis), suplementado com 20% de farelo das cascas dos frutos do tucumã (Astrocaryum aculeatum) e do cupuaçu (Theobroma grandiflorum). Também foi utilizado o farelo de trigo (Triticum aestivum), como testemunha. Para tal, discos de cada linhagem de L. edodes foram transferidos para placas de Petri contendo os meios, sendo incubadas a 25 °C. Após 24 horas e a cada 24 horas, foram realizadas medições do crescimento fúngico, até que o mesmo atingisse a proximidade das bordas da placas, o que ocorreu após oito dias de incubação.
RESULTADOS:
Verificou-se que para o meio com casca de cupuaçu, a linhagem que obteve as melhores médias de crescimento foi a LED 20 (62,50 mm). Para o meio suplementado com tucumã, os melhores resultados foram obtidos para LED 20 (58,16 mm), LED 55 (53,97 mm), LED 58 (55,69 mm) e LED 75 (55,94 mm). O farelo de trigo obteve os melhores resultados para as linhagens, LED 33 (55,00 mm), LED 35 (50,35 mm), LED 55 (61,69 mm) e LED 58 (61,66 mm). Para algumas linhagens, tanto cupuaçu quanto tucumã obtiveram médias estatisticamente semelhantes ao farelo de trigo, que é um resíduo tradicionalmente utilizado no cultivo de L. edodes . As linhagens LED 12 e LED 25 se destacaram com a suplementação com farelos de trigo e de tucumã e as linhagens LED 20 e LED 51 obtiveram as melhores médias com a utilização dos farelos de trigo e de cupuaçu. E dentre todas as linhagens testadas, LED 20 obteve as maiores médias em todas as suplementações testadas, não diferindo estatisticamente das linhagens LED 58 e LED 75 para o farelo de tucumã.
CONCLUSÃO:
Os resultados indicam potencial dos resíduos das cascas dos frutos do cupuaçu e do tucumã como suplementos alternativos, possibilitando uma futura contribuição no cultivo de cogumelos na região, já que algumas linhagens se adaptaram muito bem aos mesmos.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: cogumelos, cupuaçu, resíduos, shiitake, tucumã.