Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
EXPOSIÇÃO COMO UM MODO DE EDUCAÇÃO NA ÁREA DE BOTÂNICA
Maria Batista Rosa 1
Andréia Silva Flores 2
1. Bióloga, Bolsista ATP-A MCT/CNPq (proc. 371033/2009-8), FEMACT/MIRR
2. Dra. Pesquisadora FEMACT/MIRR. Orientadora. MCT/CNPq (proc. 551419/2008-3)
INTRODUÇÃO:
A popularização do conhecimento científico é realizada através do trabalho que envolve escolas, museus e a sociedade como um todo. As exposições apresentam importante papel na difusão e popularização do conhecimento científico, oferecendo ao público a oportunidade para um comportamento ativo cognitivo. Estas iniciativas pretendem diminuir a distância entre a ciência e a comunidade em geral e ao mesmo tempo valorizar a biodiversidade regional. O objetivo da exposição “Descobrindo os segredos das flores do lavrado” foi a divulgação dos principais resultados de estudos sobre a diversidade vegetal nas savanas do Roraima, através do estímulo à interpretação de conceitos botânicos relacionados à morfologia e evolução da flor, polinização e dispersão das plantas.
METODOLOGIA:
Foram realizadas exposições, temporária no Museu Integrado de Roraima e itinerantes em seis municípios de Roraima, utilizando como instrumentos painéis fotográficos, plantas e equipamentos para sua análise, chaves de identificação interativa das principais espécies do lavrado e três vídeos educativos de 10 minutos como suporte informativo para acompanhar a exposição itinerante. Nos painéis foram tratados temas sobre características do lavrado de Roraima, suas espécies e conceitos relacionados à morfologia floral, polinização, reprodução e aspectos peculiares da flora dos lavrados. As exposições itinerantes ocorreram em escolas estaduais e municipais do interior do Estado de Roraima de ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos.
RESULTADOS:
Durante as itinerâncias no interior do Estado foi observado que os alunos traziam uma idéia que o lavrado era pobre em espécies e sem importância ecológica, mostrando o quanto a população desvaloriza esse tipo de vegetação. Além disso, vários conceitos relacionados à polinização e à reprodução eram muitas vezes errôneos ou confusos. Durante as exposições percebeu-se que os alunos se envolveram nas atividades interativas, surpreenderam-se com os detalhes florais de amostras frescas analisados por eles em equipamento cientifico. Nesta atividade, os alunos observaram a morfologia de uma flor e sua transformação em fruto e identificaram os nomes científicos das plantas através de programa de computador. Nos vídeos, os alunos observaram a diversidade das flores nos municípios de Roraima e dos tipos vegetacionais dos lavrados de Roraima. Muitos alunos relataram que não conheciam esta vegetação e suas espécies, principalmente aqueles de municípios que não possuem lavrados. A importância de exposições em municípios onde há a extrema necessidade de difusão da ciência foi também ressaltada durante estas itinerâncias.Desta forma, a exposição contribuiu de forma lúdica com uma linguagem acessível para ampliar o conhecimento botânico e ressaltar a importância da conservação do lavrado.
CONCLUSÃO:
Atividades de educação como as exposições interativas propiciam a reflexão sobre fenômenos do cotidiano do visitante e estimulam a curiosidade, criatividade e autonomia principalmente nos jovens, auxiliando a melhoria da educação científica e ambiental. Assim, a exposição “Descobrindo os segredos das flores do lavrado” propiciou ao visitante o despertar do interesse sobre as particularidades das flores e sobre os lavrados de Roraima.
Palavras-chave: flores, lavrado, itinerâncias.