Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
Estudo Fitoquímico do Extrato Metanólico do Látex do Leite de Amapá das Espécies Parahancornia amapa e Brosimum parinarioides.
Bolsista: Paula Suellen da Paz Silva 1
Orientador: Dr. Sergio Massayoshi Nunomura 1
Colaboradora: Dra. Rita de Cássia Saraiva Nunomura 1
1. Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia
INTRODUÇÃO:
A Amazônia possui uma grande biodiversidade de plantas medicinais, servindo de grande uso popular como agentes terapêuticos, cosméticos, alimentos e agroquímicos. Dentre estas variedades de plantas medicinais, destacam-se os amapazeiros que são árvores produtoras de látex, pertencentes a duas espécies botânicas distintas, Parahancornia amapa, pertencente à família Apocynaceae, e Brosimum parinarioides, uma espécie da família Moraceae. O leite de Amapá tem seu principal uso na Amazônia como agente cicatrizante e antiinflamatório, atuando principalmente no trato respiratório e no tratamento de gastrite. A fim de aumentar o número de informações dessas duas espécies botânicas de plantas medicinais, este projeto teve como objetivo o isolamento dos fitoconstituintes e a comparação da composição química micromolecular presentes no látex destas duas espécies.
METODOLOGIA:
Foi empregado métodos tradicionais utilizados em estudos fitoquímicos, isto é, processos de recristalização, fracionamentos, através de métodos cromatográficos usuais (cromatografia em coluna, camada delgada preparativa e cromatografia líquida de média pressão), empregando diferentes modos de separação (adsorção em fase normal e fase reversa, permeação em gel), buscando otimizar as separações com o emprego de diferentes solventes. As revelações das placas foram feitas com diferentes tipos de soluções de reveladores com a finalidade de identificar diferentes classes químicas ou atividade biológica (atividade antioxidante).
RESULTADOS:
Foi possível isolar três substâncias diferentes da espécie P. amapa, Essas substâncias isoladas tiveram suas estruturas identificadas por meio de espectros de Ressonância Magnética Nuclear (1H e 13 C mono-dimensionais), obtidos junto às facilidades do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA-Suframa), onde foram identificadas como ésteres acilados de triterpenos e como mistura de triterpenos acetilados. Foi possível ainda detectar a presença de flavonóides e antioxidantes, quando utilizados reveladores específicos.
CONCLUSÃO:
O trabalho buscou mostrar a constituição química do látex do Amapá das duas espécies P.amapa e B.paranarioides, que apesar de distintas aparentemente apresentam substâncias em comum, referente ao precipitado obtido da recristalização feitas com as frações 10 e 11 de B. parinarioides e a substância 2 já isoladas de P.amapa, destacando a necessidade de avaliar o uso terapêutico das duas espécies de forma distinta.
Palavras-chave: Parahancornia amapa, Brosimum parinarioides, amapazeiros.