Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
A FAMÍLIA MELASTOMATACEAE EM UMA ÁREA DE LAVRADO EM RORAIMA
Ivanir de Sousa Rodrigues 1
Andréia Silva Flores 2
1. Bióloga, FEMACT/CIEE
2. Dra, Pesquisadora FEMACT/MIRR
INTRODUÇÃO:
Melastomataceae é uma das famílias mais diversas na savana de Roraima, entretanto, poucos levantamentos botânicos foram realizados em área de savana no Estado. A importância desta família não se exprime apenas através do grande número de espécies, mas também por sua abrangência, compondo, geralmente com destaque, a flora de diversas formações vegetais. O estudo da flora das savanas ou lavrados de Roraima é de interesse para entendermos sua origem, estrutura e dinâmica da vegetação, biodiversidade, conservação e seu potencial econômico. As informações taxonômicas sobre a família Melastomataceae ainda são fragmentadas em Roraima, ressaltando a importância de estudos com esse enfoque. A pesquisa tem como objetivo principal realizar estudo taxonômico das espécies de Melastomataceae em uma área de savana em Roraima.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado no Campus Cauamé pertencente à Universidade Federal de Roraima, em Boa Vista, Roraima (02º52’07’’N e 60º43’03’’W). Esta área apresenta uma superfície com cerca de 500 ha, compreendendo fitofisionomias de savana arbórea, parque e graminosa, matas de galeria do rio Cauamé e matas de buritis. O tratamento taxonômico foi baseado em estudos de exsicatas dos herbários de Roraima e em observações de campo. As amostras foram identificadas utilizando chaves de identificação de floras e revisões taxonômicas sobre a família e também pela comparação com coleções típicas e/ou fotografias das mesmas. As descrições dos táxons foram elaboradas com base na variação morfológica dos espécimes coletados na área de estudo, complementados pelas informações de fichas de coletas. A partir dessas descrições, foram retiradas as informações para o reconhecimento dos principais caracteres morfológicos para distinção, em chave de identificação, dos táxons ocorrentes em Roraima.
RESULTADOS:
Na área de estudo foram identificados 14 espécies da família Melastomataceae, pertencentes a oito gêneros: Acisanthera, Clidemia, Desmocelis, Henriettea, Miconia, Rhynchanthera, Tibouchina e Tococa. Os gêneros Miconia e Clidemia apresentaram o maior número de espécies. As espécies de Melastomataceae ocorreram principalmente associadas à mata ciliares ou em transição savana e mata ciliar, poucas espécies foram encontradas somente em áreas de savanas. As espécies apresentam um padrão de distribuição em geral amplo, ou seja, são amplamente encontradas no Brasil, com poucas exceções. As espécies associadas a savanas ou mata ciliar apresentaram predominantemente ampla distribuição no Brasil, exceto por Miconia brevipes e Henriettea spruceana que são caracteristicamente amazônicas. Este estudo configurou-se como uma importante contribuição para a ampliação do conhecimento sobre a flora das savanas de Roraima.
CONCLUSÃO:
O conhecimento das espécies que ocorrem na savana é parte importante na quantificação e qualificação da diversidade biológica local, fornecendo subsídios aos futuros estudos sobre manejo dessas espécies nas savanas e o uso sustentável dos recursos vegetais. Recomenda-se a realização destes estudos taxonômicos para a família Melastomataceae em outras áreas de savanas do estado, para a ampliação do conhecimento florístico desta importante família em Roraima.
Palavras-chave: Clidemia, savana, taxonomia.