Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
O GÊNERO RHYNCHOSIA (LEGUMINOSAE) EM RORAIMA
Ana Paula Moreira Hirt 1
Andréia Silva Flores 2
1. Bióloga, FEMACT/MIRR
2. Dra, Pesquisadora, FEMACT/MIRR
INTRODUÇÃO:
Na região amazônica, Leguminosae é considerada uma das mais importantes famílias de angiospermas tanto na composição florística quanto econômica e ecologicamente. Em Roraima, poucos estudos envolvendo a taxonomia da família foram realizados, sendo que não há nenhum estudo taxonômico envolvendo espécies de seus gêneros para o Estado. O gênero Rhynchosia pertence a subfamília Papilionoideae e é composto por espécies herbáceas e não há nenhum estudo taxonômico para o gênero na Região Norte do Brasil sobre seus táxons. Este estudo teve como objetivo principal conhecer as espécies de Rhynchosia que ocorrem em Roraima, através da identificação e descrição destas. Além disso, pretendeu-se fornecer dados sobre distribuição geográfica e ambientes preferenciais para as espécies de gênero em Roraima e apresentar as principais características morfológicas que distinguem as suas espécies sob chave de identificação.
METODOLOGIA:
Foram realizadas coletas em diversas regiões do estado de Roraima, principalmente nas áreas de savanas, onde há maior concentração de espécies herbáceas. Além destas coletas, foram analisados materiais provenientes de herbários da Amazônia. Para a caracterização morfológica e elaboração das chaves de identificação dos táxons foram escolhidas principalmente as estruturas mais evidentes. As descrições das espécies foram feitas através da análise macromorfológica e complementadas com dados de etiquetas das exsicatas e observações a campo. As medidas das estruturas adultas tomaram-se nas partes de maior comprimento e/ou largura, sendo citados os valores extremos das medidas encontradas. As descrições dos táxons foram elaboradas com base na variação morfológica dos espécimes coletados em Roraima, complementados pelas informações de fichas de coletas.
RESULTADOS:
Neste estudo foram encontradas quatro espécies de Rhynchosia em Roraima, das quais duas constituem-se como novas ocorrências para a flora do estado: R. minima e R. phaseoloides. As espécies R. melanocarpa e R. schomburgkii tiveram suas ocorrências confirmadas no Estado. As características que auxiliam a distinção entre as espécies são a presença de estipelas, dimensão dos folíolos, pedicelos e flores e forma de fruto. As espécies de Rhynchosia ocorrentes em Roraima apresentam, em geral, ampla distribuição pelo Brasil, exceto R. schomburgkii que ocorre somente em parte da Venezuela e Brasil. No Brasil esta espécie possui distribuição restrita em Roraima. No estado, as espécies de Rhynchosia ocorrem predominantemente em áreas de savana, exceto por R. phaseoloides. A espécie R. schomburgkii apresenta sua distribuição principalmente em áreas de savana, podendo também ser encontrada em áreas florestais, na região central do estado.
CONCLUSÃO:
Este estudo foi uma importante contribuição para o conhecimento da flora de Roraima, cuja flora é extremamente pouco conhecida. Desta forma, seria muito importante ampliar estudos taxonômicos para os demais gêneros de Leguminosae, que é uma das mais importantes famílias botânicas no Estado.
Palavras-chave: Papilionoideae, savana, taxonomia.