Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
MORFOLOGIA DE FRUTOS, SEMENTES E PLÂNTULAS EM ENTADA POLYSTACHYA (LEGUMINOSAE)
Gildo Vieira Feitoza 1
Andréia Silva Flores 2
Rodrigo Schütz Rodrigues 3
1. Biólogo, FEMACT/MIRR
2. Dra, Pesquisadora, FEMACT/MIRR
3. Dr, Professor Adjunto, UFRR, Centro de Estudos da Biodiversidade.
INTRODUÇÃO:
O conhecimento da morfologia de sementes e plântulas é essencial para a análise do ciclo vegetativo das espécies, como também para o reconhecimento das espécies em estágio juvenil, indispensável nos estudos de regeneração e manejo de áreas naturais. A morfologia de plântulas pode contribuir com informações valiosas para sistemática e ecologia de vários grupos tropicais. Entada é um gênero de Leguminosae-Mimosoideae, com cerca de 30 espécies com distribuição pantropical. No Brasil está representado pelas espécies Entada polyphylla Benth. e E. polystachya (L) DC. A espécie E. polystachya atualmente apresenta duas variedades, encontradas em Roraima, que apresentam alguns problemas quanto a sua delimitação. Este estudo tem como objetivo apresentar uma descrição morfológica de frutos, sementes e plântulas das variedades Entada polystachya, visando fornecer subsídios no esclarecimento dos limites específicos deste táxon.
METODOLOGIA:
Os frutos e as sementes foram descritos a partir do material coletado e depositado nos herbários de Roraima. A morfologia de frutos, sementes e plântulas foram analisadas e descritas. Partes das amostras das sementes maduras destes táxons foram escolhidas aleatoriamente e lavadas em água corrente, sendo escarificadas mecanicamente na região oposta ao hilo. Logo após foram colocadas para germinar em caixas tipo gerbox, sob uma camada de algodão recoberta por outra de papel filtro, levemente umedecido com água destilada, à temperatura ambiente. Para acompanhar o desenvolvimento das plântulas, ápos a emissão da raiz primária, estas foram repicadas para sacos plásticos com misturas em partes iguais de terra vegetal e areia, mantidas sob condições ambientais de luz em casa de vegetação. As plântulas foram descritas a partir de sementes coletadas e postas para germinar e analisadas qualitativamente e quantitativamente.
RESULTADOS:
Os dados obtidos neste trabalho sobre a morfologia de frutos, sementes e plântulas conferem com o mencionado para as espécies do gênero e conferem também para Entada polystachya var. polystachya, exceto por pequenos acréscimos. Para Entada polystachya var. simplicata, os dados apresentados quanto a morfologia de frutos, sementes e plântulas são informações inéditas para esta variedade. Além disso, os caracteres morfológicos de plântulas, fruto e sementes auxiliam na distinção entre as variedades de E. polystachya.
CONCLUSÃO:
Este estudo foi uma contribuição importante para a ampliação de estudos de morfologia de frutos, semente e plântulas em Leguminosae. Além disso, mostrou a importância deste tipo de enfoque para a sistemática de grupos na família, neste caso, em nível específico.
Palavras-chave: Mimosoideae, Neotrópicos, sistemática.