Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
As Novas Formas do Tecido Urbano de Boa Vista-Roraima: Crescimento Espacial e Demográfico/Atores Sociais
Paulo Rogério de Freitas Silva 1
Marcelo Mendes Almeida 2
Rafael Alexandre Rocha 3
1. Professor do Departamento de Geografia/UFRR.Orientador
2. Acadêmico do Curso de Geografia/UFRR.BolsistaPIBIC/CNPq
3. Acadêmico do Curso de Geografia/UFRR. E-mail: rar.ce@hotmail.com
INTRODUÇÃO:
Iniciamos este trabalho destacando que o nosso tema de pesquisa busca tratar de quais são os processos determinantes que atuam para o crescimento espacial da cidade de Boa Vista, no início do século XXI. O objetivo principal é definir quem são esses novos determinantes, após o grande “boom” demográfico que ocorreu na década de 1990 com a atividade garimpeira e que impulsionou o crescimento espacial dessa capital. O mesmo se justifica pela forma como o tecido urbano se apresenta com esses novos determinantes principalmente em direção a zona oeste, que concentra 200.537 habitantes num total de 246.444 pessoas que habitam a cidade de Boa Vista (Contagem por bairros e zonas do IBGE, 2007).
METODOLOGIA:
Como primeira fase, iniciamos a pesquisa realizando o levantamento bibliográfico, com a finalidade de fundamentar teoricamente a compreensão do objeto. Foi desenvolvida a leitura de publicações que tratam do tema central em estudo, para tanto, analisaremos obras basilares sobre produção do espaço e do urbano, bem como obras informativas dos dados secundários e, ainda, obras relativas ao espaço em foco. Pesquisamos dados referentes aos aspectos físicos, demográficos, sociais, culturais, históricos, econômicos e de infra-estrutura de Boa Vista.
RESULTADOS:
. Em primeiro lugar, esclarecemos que a elaboração do projeto Cidade Satélite, na zona oeste, se deu no ano de 1999, mas a implantação de fato só ocorreu no ano de 2000. O projeto River Park, na zona leste, contempla mais de 1 milhão de metros quadrados. Na primeira etapa, foram implantados lotes de 600m² e 887m² com ruas largas, bem projetadas oferecendo uma boa infra-estrutura. Já a segunda etapa segue as tendências propostas na implementação do empreendimento. Nessa busca de elencar alguns novos processos determinantes verificamos que o crescimento do tecido urbano de Boa Vista ocorrem em decorrência de projetos imobiliários particulares e devido a implantação de projetos imobiliários por parte do Estado, a fim de assentar uma população em movimento. O loteamento River Park deu uma nova cara a cidade, com um nova concepção arquitetônica onde se avizinha áreas de proteção ambiental, áreas residenciais, comerciais e de serviços, com destaque para a Faculdade Cathedral, um grande empreendimento na área educacional e com o primeiro edifício residencial da cidade. No que se refere ao Cidade Satélite, este é um projeto que não obteve o mesmo sucesso do River Park, possivelmente pela sua localização, pois se criou o mito que o Caçari e Paraviana são áreas residenciais nobre.
CONCLUSÃO:
Sendo assim, temos como prováveis determinantes para o crescimento espacial nesses oito primeiros anos do século XXI os loteamentos ou projetos habitacionais que são implementados na capital voltado para uma população que cresceu de 197.098 no ano de 2000 para 246.444 em 2007.
Instituição de Fomento: PIBIC/CNPq
Palavras-chave: Boa Vista, Crescimento Espacial, Urbano.