Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
DIAGNÓSTICO DO ACERVO FANEROGÂMICO DO HERBÁRIO DA UFRR, RORAIMA.
Suelen Cristina Barbosa Belo UFRR
Edmar da Silva Prado UFRR
Laylah Roberta Barbosa Pereira UFRR
Albanita de Jesus Rodrigues da Silva UFRR
Marcos José Salgado Vital UFRR
1. Graduada em Ciências Biológicas- UFRR, Mestranda em Recursos Naturais- PRONAT/UF
2. Aluno de Graduação em Ciências Biológicas–CBio
3. Aluno de Graduação em Ciências Biológicas – CBio-UFRR
4. Doutora em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, Laboratório de Substâncias
5. Doutor em Ciências (Microbiologia Ambiental),Programa de Pós-Graduação em Recurs
INTRODUÇÃO:
O Herbário do Centro de Estudos da Biodiversidade – CBio, da Universidade Federal de Roraima, foi criado em 1994. Passou pelo processo de informatização em 2004, que incluiu todos os dados de coleta dos anos de 1997-2004 no software Botanical Research and Herbarium Management System – BRAHMS® (versão 5.52) e organizou os espécimes no sistema de classificação de Cronquist. Esse estudo teve como objetivo realizar um levantamento situacional do acervo fanerogâmico do Herbário-UFRR, visando o confronto das informações contidas no Relatório produzido em 2004 com o diagnóstico atual.
METODOLOGIA:
Através do levantamento das exsicatas indexadas, com separação por taxa, inclusão de duplicatas e preparação de um banco de dados.
RESULTADOS:
O acervo fanerogâmico do referido herbário conta hoje com 1.979 exsicatas indexadas, identificadas em pelo menos um taxa, com representantes de 131 famílias, sendo 606 exsicatas identificadas somente em nível de família, 523 identificadas em nível de gênero e 850 exsicatas identificadas em nível de espécie. Apenas 52 exsicatas não constam na informatização de 2004, sugerindo que o esforço de coleta para incorporar espécimes ao acervo botânico foi insignificante nos últimos anos; 65 exsicatas estão com problemas de tombamento e 129 estão necessitando de cuidados quanto à conservação. Cyperaceae é a família que possui o maior número de exsicatas indexadas com 473, seguida de Rubiaceae com 92, Melastomataceae com 77, Caesalpiniaceae com 71, Euphorbiaceae com 62, Malpighiaceae com 56, Fabaceae com 44, Myrtaceae com 42, Clusiaceae com 38, Bignoniaceae e Mimosaceae com 37 exsicatas cada, Asteraceae com 36, Lauraceae com 35, Malvaceae e Orchidaceae com 34 exsicatas cada, Annonaceae e Apocynaceae com 27 exsicatas cada, Chrysobalanaceae e Solanaceae com 26 exsicatas cada, Asclepiadaceae e Eriocaulaceae com 25, Poaceae com 23, Dilleniaceae, Erythroxylaceae, Sapindaceae com 18 exsicatas cada, Sterculiaceae com 17, Araceae com 16 exsicatas.
CONCLUSÃO:
Devido à função de resguardar material botânico, para pesquisas de alunos e de pesquisadores, o Herbário-UFRR está atualizando a organização do seu acervo fanerogâmico para o sistema Angiosperm Phylogeny Group – APGIII, com a finalidade de implantação do Herbário Virtual, facilitando o acesso à coleção botânica. É necessário um aumento do esforço de coleta para se incorporar mais espécimes, o que imprescindível para que a Flora de Roraima esteja melhor representada no Herbário-UFRR.
Instituição de Fomento: Plano Nacional de Apóio e Desenvolvimento da Botânica – PNADB/CAPES
Palavras-chave: BRAHMS, coleção botânica, informatização.