Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
LEVANTAMENTO DO ACERVO FANEROGÂMICO DO CAMPUS CAUAMÉ-RORAIMA, INDEXADAS NO HERBÁRIO DA UFRR.
Suelen Cristina Barbosa Belo UFRR
Edmar da Silva Prado UFRR
Leonardo Silva Hartmann UFRR
Albanita de Jesus Rodrigues da Silva UFRR
Marcos José Salgado Vital UFRR
1. Graduada em Ciências Biológicas-UFRR, Mestranda em Recursos Naturais-PRONAT
2. Aluno de Graduação em Ciências Biológicas–CBio
3. Aluno de Graduação em Ciências Biológicas–CBio
4. Doutora, Prof. Adjunta, Laboratório de Substâncias Bioativas-CBio
5. Doutor, Prof. Titular, CBio/PRONAT
INTRODUÇÃO:
O Herbário do Centro de Estudos da Biodiversidade – CBio, da Universidade Federal de Roraima, criado em 1994, conta hoje com 1.979 exsicatas indexadas em seu acervo Fanerogâmico, representadas em 131 famílias que se encontram em processo de sistematização no Angiosperm Phylogeny Group - APGIII. Têm função de resguardar material botânico e fornecê-lo a estudos de alunos e pesquisadores com interesse em Botânica. Os espécimes indexados são provenientes de coletas de pesquisadores e alunos do CBio, além de doações de outras instituições. O Campus do Cauamé é um dos sítios de coleta da UFRR, e desde 2004, conta com as Parcelas Permanentes do Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio, com os latlongs (UTM) oeste 751635,0870; leste 755006,4836; norte 319275,0668; sul 316350,5681; viabilizando entre outros estudos o de Flora e Interações Ecológicas em savanas. Esse levantamento objetivou quantificar as exsicatas indexadas no Herbário-UFRR coletadas no Campus Cauamé.
METODOLOGIA:
através da extração das informações do banco de dados do Botanical Research and Herbarium Management System - BRAHMS® (versão 5.52).
RESULTADOS:
Foi verificado que as famílias fanerogâmicas indexados neste herbário coletados no Campus do Cauamé possuem os Latlongs: 2°51.49’N 60°42.53’W e 2°51.52’N 60°43.01’W, com um total de 122 exsicatas, sendo 39 famílias representadas: Fabaceae com 16 exsicatas de 06 gêneros diferentes; Rubiaceae com 10 exsicatas de 03 gêneros; Euphorbiaceae com 09 exsicatas de 02 gêneros; Caesalpiniaceae com 01 único gênero representado, Apocynaceae, e Melastomataceae com 07 exsicatas cada; Solanaceae com 05 exsicatas de 03 gêneros diferentes; Chrysobalanaceae e Myrtaceae têm 04 exsicatas de 01 gênero; Humiriaceae, Malpighiaceae, Ochnaceae, Sapindaceae e Turneraceae com 03 exsicatas cada, de 01 gênero; As famílias Annonaceae, Asclepiadaceae, Bignoniaceae, Convolvulaceae, Connaraceae, Clusiaceae, Dilleniaceae, Lamiaceae, Menispermaceae, Onagraceae, Polygalaceae, Proteaceae e Sterculiaceae possuem 02 exsicatas cada; Existem 12 famílias com apenas 01 exsicata cada: Asteraceae, Erythroxylaceae, Flacourtiaceae, Gentianaceae, Lauraceae, Leguminosae, Loranthaceae, Malvaceae, Myristicaceae, Oxalidaceae, Polygonaceae e Sapotaceae.
CONCLUSÃO:
Esses resultados demonstram que os latlongs das coletas do Campus Cauamé, indexados no referido herbário, contemplam a Grade PPBio, porém não demonstram a diversidade fanerogâmica do ambiente, sendo necessário um maior esforço de coleta para que haja melhor representatividade da diversidade da Flora do Campus Cauamé, elevando o número de espécimes indexados no Herbário-UFRR.
Instituição de Fomento: Plano Nacional de Apóio e Desenvolvimento da Botânica – PNADB/CAPES
Palavras-chave: BRAHMS, fanerógamas, PPBio.