Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 4. Fitogeografia
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DE COUMA UTILIS (MART.) MUELL. ARG EM RORAIMA1
Mahedy Araujo Bastos Passos 2
Otoniel Ribeiro Duarte 3
1. Bióloga, M. Sc. Doutoranda do curso de Botânica do Inpa
2. Eng. Agr., D. Sc. pesquisador da Embrapa Roraima
INTRODUÇÃO:
Couma utilis é uma espécie amazônica da família Apocynaceae, conhecida pelos nomes de couma, árvore de leite, sorva pequena, sorveira ou sorvinha. A polpa de seus frutos é comestível de agradável sabor doce, do tronco da árvore exsuda um látex não elástico agregando valor comercial a espécie como matéria-prima na indústria de goma-de-mascar, vernizes e tintas. Roraima é o estado da Amazônia onde ocorre a maior diversidade de fisionomias vegetais, onde grande parte integra a floresta Amazônica, tornando-se um importante repositório da biodiversidade brasileira. O conhecimento da distribuição de espécies nativas, bem como o registro de informações sobre o ambiente natural de ocorrência das mesmas, é de fundamental importância para a compreensão das formas de interação destas espécies nas diversas ecorregiões onde ocorrem, proporcionando de forma mais efetiva o gerenciamento do espaço geográfico de sua variabilidade genética. Entretanto, o impacto das ações antrópicas sobre o ambiente tem descaracterizado importantes ecossistemas antes de se conhecer as interrelações existentes nestas áreas.
METODOLOGIA:
Neste trabalho efetuou-se a busca de informações acerca da localização geográfica das ocorrências naturais da sorva realizando-se seguidamente excursões de identificação e georreferenciamento destes espécimenes, de forma que para cada município se elaborou um mapa com a distribuição das vicinais para facilitar o planejamento e organizar as saídas de campo. Para o mapeamento da ocorrência e distribuição geográfica da espécie se utilizou GPS registrando latitude, longitude e altitude e em bloco de notas, onde também se registrou observações complementares como porte das plantas, presença de floração, frutificação e densidade de indivíduos. As coordenadas foram tabuladas em planilha Excel para posterior confecção do mapa de dispersão.
RESULTADOS:
A ocorrência de Couma utilis foi resgistrada nos municípios de Boa Vista (ás margens do Rio Branco), Mucajaí, Cantá, Iracema, Caracaraí, Alto Alegre, Amajari, Rorainópolis, São Luis do Anauá, São João do Baliza, Caroebe e Bonfim (divisa com o município de Caroebe). A espécie tem seu habitat em mata tropical úmida, mata de transição e matas ciliares das savanas de Roraima, assim como áreas temporariamente inundáveis.
CONCLUSÃO:
O registro da ocorrência da sorva em Roraima permite conhecer de forma precisa sua distribuição geográfica no Estado, servindo de subsídio a estudos de preservação, manejo e aproveitamento econômico da espécie que também pode ser utilizada para fins ornamentais.
Instituição de Fomento: Embrapa
Palavras-chave: ocorrência, Roraima, sorva.