Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 4. Fitogeografia
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DE BELLUCIA GROSSULARIOIDES (L.) TRIANA EM RORAIMA
Mahedy Araujo Bastos Passos 1
Otoniel Ribeiro Duarte 2
Jaime de Liege Gama Neto 3
Jane Maria Franco de Oliveira 4
1. Bióloga., M.Sc., Doutoranda do curso de Botânica - INPA.
2. Eng. Agr., D.Sc., Pesquisador da Embrapa Roraima.
3. Biólogo., M.Sc., Pesquisador do Museu Integrado de Roraima.
4. Eng. Agr., D.Sc., Pesquisadora da Embrapa Roraima.
INTRODUÇÃO:
Este trabalho se constitui como parte de um importante levantamento de espécies frutíferas do Estado de Roraima na Amazônia brasileira iniciado em 1993. Entre as espécies catalogadas destaca-se Bellucia grossularioides (L.) Triana, pertencente a familia melastomataceae, uma frutífera nativa popularmente conhecida como araçá-de-anta ou goiaba-de-anta. Em Roraima o consumo da goiaba-de-anta é esporadicamente procedente do extrativismo, sendo apreciada principalmente pela fauna silvestre (paca, anta, veado, etc.) e consumida por caçadores enquanto realizam a espera, uma vez que os animais vão em busca dos frutos nestas plantas. O conhecimento de sua ocorrência e dispersão é de fundamental importância para estudos relacionados a programas de melhoramento genético, domesticação e consequentemente manejo e preservação.
METODOLOGIA:
O levantamento e busca dos individuos de Bellucia grossularioides foi realizado em todo o estado de Roraima, onde para cada município se elaborou um mapa com a distribuição das vicinais para facilitar o planejamento e organizar as excursões. Em seguida se procedeu coletas de informações com os produtores rurais visando a localização de plantas para em seguida se realizarem as excursões. Para o mapeamento da ocorrência e distribuição geográfica da espécie se utilizou GPS registrando latitude, longitude e altitude e em bloco de notas se registrou observações complementares como porte, presença de floração, frutificação e densidade das plantas. As coordenadas foram tabuladas em planilha Excel para posterior confecção do mapas de dispersão.
RESULTADOS:
Primeiramente foram registrados indivíduos de goiaba-de-anta no município do Cantá, seguidos pelos municípios de Caroebe, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Rorainópolis, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Alto Alegre, Amajari, Bonfim e Pacaraima. Nestas áreas a espécie alcança até dez metros de altura, com frutos do tipo bagas que se desenvolvem aderidos ao tronco. Em Roraima Bellucia grossularioides tem como seu habitat natural a mata tropical úmida e a mata tropical de transição, regenerando de forma significativa em capoeiras.
CONCLUSÃO:
Desta forma, espera-se que este trabalho sirva de subsídio para estudos relacionados a ecologia e o espaço geográfico da variabilidade genética de Bellucia grossularioides na Amazônia.
Palavras-chave: Amazônia , goiaba-de-anta, ocorrência.